Governador Ronaldo Caiado e o prefeito Roberto Naves fazem balanço de ações e expressam otimismo com a retomada econômica do Estado e do Município em 2022. Juntamente com o ex-deputado e ex-ministro Alexandre Baldy, eles e várias outras autoridades encerraram a festa do Natal d Coração.
Uma noite de festa e de participação popular marcaram o encerramento da programação oficial do Natal do Coração, evento promovido pela Prefeitura de Anápolis durante 25 dias, passando por todas as regiões da cidade e os distritos, com a caravana do Papai Noel e várias atrações culturais, brinquedos e diversão para as crianças.
O encerramento do Natal do Coração, na noite desta terça-feira,21, teve a presença do governador Ronaldo Caiado; do deputado federal e ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy; secretários municipais e estaduais; vereadores; dentre outras lideranças. O evento foi capitaneado pelo prefeito Roberto Naves e pela primeira-dama, Vivian Naves.
Em entrevista coletiva à imprensa, o prefeito Roberto Naves ressaltou que o Natal do Coração “foi um sucesso”. Segundo ele, trata-se da festa “mais democrática que existe, porque dá a oportunidade de toda a população participar, inclusive, de outros municípios”, ressaltou.
Projetos na Câmara
Ainda na entrevista, Roberto Naves falou sobre a convocação extraordinária da Câmara Municipal, que ocorrerá nesta quinta-feira, 23.
O chefe do Executivo avaliou que há pautas positivas como o aumento dos servidores, o projeto da Torcida Premiada; pautas administrativas; “e uma pauta não muito boa, mas sou obrigado a fazer”, disse, referindo-se ao projeto que revisa a Planta Genérica de Valores, “que não é um aumento no IPTU”.
Roberto Naves explicou que o projeto revisa o valor venal dos imóveis, que não são ajustados há cerca de cinco anos.
Ele citou o caso de Goiânia, em que, nos últimos cinco anos, o valor venal foi ajustado em cerca de 70%. O projeto prevê para Anápolis um ajuste de 22%.
Roberto Naves assinalou que pediu para a equipe econômica que desse o menor índice, “dentro da legalidade” e o percentual encontrado foi o de 22%. Um ajuste bem menor do que a valorização real dos imóveis ao longo dos anos em que não houve nenhuma revisão.
Também ressaltou que essa revisão da Planta Genérica se dá em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Se não cumprir, posso ser responsabilizado”, frisou o chefe do Executivo anapolino.
Roberto Naves afiançou que, da mesma forma como tem sido feito em sua gestão na Prefeitura de Anápolis, os recursos arrecadados continuarão sendo integralmente utilizados em prol da melhor qualidade de vida da população.
“É um recurso [o IPTU] que vem do povo e tem de voltar para o povo”.
Roberto Naves
O prefeito também fez um balanço otimista das ações ao longo de 2021 e assinalou que as expectativas são as mais positivas para 2022. Conforme disse, a gestão continuará com foco em parcerias como a Câmara Municipal, com os governos Estadual e Federal e com outros segmentos.
“Essa é a nova política, essa é a nova forma de governar e isso tem dado bons frutos”, avaliou.
Parceria
O governador Ronaldo Caiado também destacou a parceria com Anápolis, durante entrevista coletiva à imprensa.
Questionado se a parceria continua a partir do ano que vem. Caiado brincou, pedindo que a pergunta fosse feita ao prefeito Roberto Naves, que estava ao lado.
Em resposta, Roberto disse que essa parceria “vai durar pelo menos seis anos”. Mas, segundo ele, pode se ampliar a partir do ano que vem.
Caiado fez um balanço de ações, assinalando que o seu governo conseguiu superar a crise fiscal e a pandemia. E, com isso, segundo ele, a expectativa é que 2022 seja um ano de retomada. Inclusive, assinalou que a parceria com Anápolis será reforçada.
O governador destacou entre as ações no Município a ampliação do Distrito Agro Industrial (DAIA); benefícios na área de educação; parcerias com a Prefeitura na área da saúde; investimentos em saneamento que garantiram à cidade passar o ano sem enfrentar uma crise de desabastecimento.
Mais parcerias
O ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Baldy, também em entrevista coletiva à imprensa, falou sobre o sucesso do Natal do Coração. Ele afirmou que como empresário (industrial) e político (ele é presidente estadual do PP), continua à disposição para contribuir com o desenvolvimento de Anápolis.
Questionado sobre o seu projeto político para 2022, Baldy afirmou que o foco continua sendo buscar viabilizar uma candidatura ao Senado Federal. Para isso, disse que a sua forma de construir esse projeto “é mostrando trabalho”. Conforme disse, a intenção é que, com esse projeto, possa repetir o que pode fazer enquanto esteve na Câmara Federal e no Ministério das Cidades, trazendo recursos e benefícios para Goiás e, em especial, para Anápolis.