Várias lideranças do movimento estudantil participaram da sessão solene realizada pelo vereador Lisieux Borges
Uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Anápolis, na noite da última terça-feira (31/08), reuniu jovens integrantes do movimento estudantil para uma homenagem aos 70 anos da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO). O evento também celebrou o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto.
A homenagem foi uma iniciativa do vereador Lisieux José Borges (PT), que entregou certificados de honra ao mérito do Poder Legislativo anapolino a estudantes que se dedicam à defesa da categoria e na busca por uma educação de qualidade para todos.
Em seu discurso, o vereador lembrou que ao se alcançar os 70 anos é celebrado o jubileu de vinho, que representa, assim como a bebida, um estágio de maturação digno de elogios. “Também é um período de analisar conquistas e caminhos, corrigir e traçar o que se espera dos próximos 70 anos”, ressaltou.
Lisieux falou sobre o momento de dificuldade vivido pelo Brasil, uma crise política, econômica, ética e moral, que deixa a população descrente dos políticos, mas apontou que o caminho é os detentores de mandato buscarem ideias nas bases. “E é isso que procuro fazer. Quando as decisões são tomadas junto com a sociedade, a chance de acertar é maior”, frisou o vereador.
Por conta de atos de protestos, 7 de setembro promete ser agitado em Anápolis
Ele falou ainda que as homenagens dadas naquele momento não representam uma situação de missão cumprida, mas um incentivo para novas realizações. Lisieux ressaltou que nesse sentido, a UEE-GO cumpre um papel frequente de luta para que todos tenham acesso à educação e de fortalecimento das universidades. “Porque há que se considerar que o ensino superior, assim como a educação como um todo, tem papel preponderante na melhoria da vida das pessoas”, disse Lisieux.
Embaixadora do Consejuve em Goiás, Larissa Vanessa dos Santos Ferreira, relembrou sua época de movimento estudantil, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), quando foram feitas articulações que culminaram na implantação em Anápolis do Passe Livre Estudantil. Ela também lembrou que a partir de uma ideia levada ao vereador Lisieux, foi criado em Anápolis o Dia Municipal do Jovem.
Vice-presidente da UNE-GO e diretor de Relações Institucionais da União Estadual dos Estudantes – GO, Ranilson Júnior representou a presidente da entidade, Thaís Falone. Ele disse que a UEE-GO retornou às ruas para defesa dos estudantes e da sociedade.
Também fizeram parte da mesa principal da sessão solene a secretária-geral da UEE-GO, Christiane Souza da Silva, e o diretor de universidades privadas e representante da JPT, Adriel Ferreira de Souza.