A confirmação dos nomes e respectivos cargos, entretanto, só ocorrerá após as convenções partidárias
O pleito de 2022 está movimentando os bastidores da Câmara Municipal de Anápolis. Não é para menos, já que as informações que circulam nos bastidores dão conta de que 10 dos 23 atuais vereadores cogitam disputar cargos eletivos no pleito deste ano, notadamente, para deputado estadual e federal.
Antes, porém, é necessário esclarecer que por enquanto, não há nenhuma candidatura efetiva. Isso só vai ocorrer após as convenções partidárias, que de acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, vai do período de 20 de julho a 5 de agosto próximo.
Rodovias estaduais têm restrição de tráfego no feriado da Semana Santa
Após as convenções, as candidaturas deverão ser homologadas, sendo que esse procedimento deve ocorrer até o prazo de 15 de agosto.
Portanto, não há ainda que se falar em candidatos. No mínimo, são pré-candidatos ou postulantes.
Feitos os esclarecimentos, o Poder Legislativo tem no momento, 10 pretensos candidatos, sendo dois a deputado federal e oito a deputado estadual.
Os vereadores que já manifestaram intenção de concorrer a uma das 17 vagas na Câmara Federal, em Brasília, são: Leandro Ribeiro (PP) e João da Luz (PSC).
Os nomes cogitados para buscar uma das 41 cadeiras na Assembleia Legislativa de Goiás, são: Seliane da SOS (MDB); Thaís Souza (PP); Suender Silva (PRTB); Jean Carlos (UB); Hélio Araújo (PL); Reamilton Espíndola (Republicanos); Luzimar Silva (PMN) e José Fernandes (PSB).
Até as convenções, entretanto, pode ser que haja um afunilamento e, portanto, algumas desistências. Como, também, pode ocorrer de algum outro nome entrar na disputa eleitoral.
O desenho de momento do cenário eleitoral já permite arriscar o palpite de que a eleição deste ano poderá ter número recorde de candidatos (não só da Câmara Municipal, mas de uma maneira em geral), buscando a representação de Anápolis nos cargos proporcionais.
Majoritária
A eleição majoritária também terá nomes da cidade. O governador Ronaldo Caiado (UB), que deve buscar a reeleição, é natural de Anápolis. O ex-deputado e ex-ministro Alexandre Baldy, também é de Anápolis e está na disputa pela única vaga em disputa por Goiás no Senado Federal.