Data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Legislativo prestou homenagens
Uma sessão solene realizada na noite da última quarta-feira (16), no plenário Teotônio Vilela, celebrou o Dia da Consciência Negra, uma iniciativa do vereador Delcimar Fortunato (Avante). Moções de aplauso foram entregues a homens e mulheres representativos do povo negro em Anápolis.
O Dia da Consciência Negra é comemorado anualmente, em todo o Brasil, em 20 de novembro. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695, um símbolo da resistência dos povos escravizados no país.
A sessão solene foi dirigida pelo vice-presidente Domingos Paula (PV), que reforçou a importância do Poder Legislativo estar envolvido em temas atuais, como a luta contra o racismo, ao mesmo tempo em que valoriza costumes e valores herdados dos povos de origem africana, que ajudam a compor uma sociedade brasileira multirracial.
Em seu discurso, Delcimar disse que a data traz à memória os antepassados e leva a todos a refletir sobre a necessidade do fim do racismo.
“Enquanto a desigualdade perdurar, precisamos manter essa luta nos 12 meses do ano”, frisou.
O vereador do Avante deu um depoimento emocionado da sua luta por um mandato, disse que em diferentes momentos foi desacreditado por alguns, mas persistiu e hoje representa o povo anapolino na Câmara Municipal.
Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito Márcio Cândido (PSC) frisou que o Dia da Consciência Negra desperta à reflexão. “E a nação tem uma dívida gigante com a população negra”, comentou. Ele condenou a divisão das pessoas e lembrou que Cristo se entregou no calvário e morreu por todos, sem distinção.
A professora Gislaine de Souza Ribeiro, que discursou em nome dos homenageados, ressaltou que a data é uma ocasião para refletir sobre o longo caminho que é preciso percorrer por uma sociedade igualitária, principalmente para a mulher preta.
“A cor não pode ser o único elemento para determinar se algo é bom ou não. A sociedade precisa acelerar o fim do preconceito”, ressaltou.
Confira a lista dos homenageados
- Ailton Luiz da Silva
- Antônio Valdir de Oliveira
- Celeste Lourenço
- Crislaine Maria de Souza
- Deliza Francisca Santos
- Edilene Aguiar Rodrigues Pereira
- Elaine Silva Ribeiro Ferreira
- Gilson Oliveira de Jesus
- Gislaine de Souza Ribeiro
- Horlisteu Elias de Barros
- Jeferson Rodrigues Lemos
- Jéssica Silva Salgado
- João Tadeu do Nascimento
- José Carlos da Silva
- José Humberto Alves Cardoso
- Marco Aurélio Vieira de Sousa
- Maria Fortunato Félix
- Neuza Ursulina de Oliveira Silva
- Osmar Delfino Pereira
- Renato Carlos de Oliveira Tocchio
- Ricardo Quirino dos Santos
- Vitória Elias dos Santos
- Zélia Rodrigues Theodoro Alves