A campanha de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (7) com meta de imunizar grupos prioritários em todo o país.Ministério da Saúde quer vacinar 90% do público prioritário em 2025
Público-alvo
A vacinação contra a gripe será destinada a 90% dos chamados grupos prioritários, entre eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, além de pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Composição da vacina
A vacina aplicada na rede pública protege contra três cepas do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e B. Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante pode ser administrado junto a outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
Número de doses
Ao todo, o governo adquiriu 73,6 milhões de doses para a campanha de 2025. No primeiro semestre, serão distribuídas 67,6 milhões de doses para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, 5,9 milhões de doses seguirão para a Região Norte, em razão do chamado inverno amazônico, período de maior circulação viral na região.
Eficácia comprovada
A vacina contra a gripe é considerada segura e eficaz, sendo capaz de reduzir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes. É contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.