VERSÃO FLIP
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025
Contexto

Confira os destaques do Contexto Político

de Claudius Brito
15 de junho de 2019
em Contexto Político
Reading Time: 6 mins read
0 0
A A
0

No Contexto Político, saiba qual é a novidade de Bolsonaro sobre a CNH e quem é o cara do partido dele, em Anápolis, cotado para 2020. Portal CONTEXTO:

Bolsonaro: CNH

Em sua conta no Twitter, o Presidente Jair Bolsonaro deu uma boa notícia: o Conselho Nacional de Trânsito, presidido pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, decidiu acabar com a obrigatoriedade do uso de simuladores para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Com isso, de acordo com Bolsonaro, o custo da CNH poderá ser reduzido em aproximadamente R$ 300 reais. “Mais uma promessa sendo cumprida”, comemorou o Presidente.

O cara do PSL

Firme no comando do PSL, o empresário Edson Tavares, cujo nome é cotado para disputar a Prefeitura de Anápolis, na eleição do ano que vem, vem trabalhando para fortalecer o partido do presidente Jair Bolsonaro, atraindo lideranças e, mais do isso, construindo um projeto sólido para ofe­recer à Cidade, através do seu grupo político. Tavares tem uma larga visão de Anápolis e, independente da condição de ser ou não candidato, está sempre pronto para colaborar naquilo que o Município necessita para se fortale­cer, não só na área eco­nômica, onde tem maior atuação, mas também em outras áreas. O fato é que o empresário é uma peça importante no cenário po­lítico das eleições de 2020.

Central de Emprego

O Deputado Estadual Amilton Filho (SD) está propondo, através de um projeto apresentado na Assembleia Legislativa, a criação de uma central de empregos voltada às pessoas com necessidades especiais (PNEs), vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho. Pela proposta, que tramita nas comissões técnicas da Casa, a central teria como atribuição, a confecção de levantamentos sobre vagas disponíveis e o envio de notificações aos indivíduos em busca de emprego e que tenham se cadastrado previamente. Empresas interessadas na contratação de pessoas com necessidades especiais, também, serão cadastradas no sistema e as prefeituras poderão oferecer benefícios para empregadores que contratarem PNEs.

Projeto polêmico

Tem rendido polêmica o projeto do Vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), que propõe a criação, em Anápolis, do “Dia da Oração, Intercessão, e Adoração a Deus”. O parlamentar, na tribuna, fez a seguinte defesa do seu projeto: “Todos nós temos que tirar um tempo para Deus. Estamos vivendo dias difíceis e só com Deus conseguimos passar pelas dificuldades”. Nas redes sociais, houve muitos comentários a favor e contra. Os contrários acreditam que não é uma atitude para ser regida por lei. Pelo projeto, a data seria em 10 de julho e o local de celebração, o Morro da Capuava. A proposta teve pedido de vistas em plenário e deve voltar à pauta na semana que vem.

Fim das coligações

Ainda é difícil se prever o cenário das eleições proporcionais do ano que vem, com a vedação de coligações entre os partidos que vão disputar vagas nas câmaras municipais. A regra, aprovada no Senado, em outubro de 2017, na chamada minirreforma política, terá, portanto, o primeiro teste para valer numa eleição doméstica. A premissa básica dessa mudança é fortalecer os partidos. E, juntamente com a cláusula de barreira, é muito provável que alguns partidos menores não sobrevivam. Mas, uma coisa é fato: as legendas terão de trabalhar mais para terem resultados efetivos nas urnas, porque a briga será um pouco mais igual.

Garupa

Com o fim das coligações nas eleições proporcionais, acaba o fenômeno da garupa, em que um candidato que obtenha muitos votos, acabe elegendo outros menos votados, através da legenda. Caso clássico foi o do palhaço Tiririca, que, na eleição de 2014, com mais de um milhão de votos, levou mais cinco deputados de sua coligação para a Câmara Federal. Em Anápolis, na eleição de 2000, André Almeida chegou à Câmara Municipal com 316 votos. Ele candidatou-se pelo PPS, legenda do então candidato e vencedor da eleição para Prefeito, Ernani de Paula. Isso vai acabar.

PED no PT

O Partido dos Trabalhadores abrirá, em julho, inscrição para o Processo de Eleição Direta, o PED, para os diretórios municipais. Em Anápolis, segundo o vereador Luiz Lacerda, o partido está animado com o processo interno de eleição, ainda mais, depois que conseguiu 320 filiações num espaço de, apenas, 20 dias. Em outubro, o PT realiza o PED para renovar os diretórios regionais e, em novembro, a Executiva Nacional. Ou seja, dias movimentados pela frente para o partido da estrela vermelha.

Cidade iluminada

A Câmara Municipal aprovou autorização legislativa para que o Prefeito Roberto Naves possa realizar um empréstimo, junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 5 milhões, para a compra de lâmpadas de LED. A proposta é que a substituição das lâmpadas tradicionais pelo novo modelo atenda a toda a Cidade, começando pelos setores periféricos. Onde já foram implantadas as lâmpadas de LED é bem nítido o resultado. Além disso, estas lâmpadas são muito mais econômicas. Então, esse empréstimo acabará tendo um bom custo-benefício.

Saia justa

Pode, até, não dar em nada. Mas, o estrago político já está feito. O Ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, está numa saia justa com as gravações de conversas dele com o procurador da República e membro da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol. Claro que a oposição ao Presidente Jair Bolsonaro vai fazer um “carnaval” em cima do episódio. Pior é que para ir para o Governo, Moro teve de abrir mão da carreira na magistratura. Se vier a cair, terá de prestar novo concurso se quiser voltar a ser juiz. Outro caminho seria virar Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Apoio a Moro

O Governador Ronaldo Caiado esteve na quarta-feira, 12/06, com o Ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), “a quem declarei total apoio à sua trajetória como juiz e como ministro que deu ao Brasil e oportunidade de respirar esperança contra a corrupção e o crime organizado”, escreveu Caiado em seu perfil no Twitter.

FHC, o crítico

Palavras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “A economia segue patinando. Governo sem mão firme. Revelações de conversas entre juízes e fiscais abrem especulações. O povo paga pelas incertezas com falta de renda e emprego. É hora de juízo: sem entendimento, perderemos o bonde da história. Falta grandeza, sobram mesquinharias.”

Rótulos: destaque

Mais Artigos

Contexto Político

Prefeitura e Câmara em clima de balanço

de Claudius Brito
12 de dezembro de 2025
0

A Câmara encerrou as sessões ordinárias do ano e iniciou o balanço das atividades. O prefeito Márcio Corrêa também deve...

Contexto Político

Disputa entre poderes e movimentações nos partidos

de Claudius Brito
5 de dezembro de 2025
0

A harmonia entre os poderes da República passa por abalos recentes. No PL, arestas estão sendo aparadas entre Michele Bolsonaro...

Contexto Político

Um histórico ruim de presidentes presos

de Claudius Brito
28 de novembro de 2025
0

Quatro mandatários, na história recente do país, foram presos: Lula, Michel Temer, Fernando Collor e Jair Bolsonaro. Um histórico ruim...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Codego

    Anápolis em marcha lenta, demais! – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Isenção maior e novas regras: veja como fica o Imposto de Renda em 2026

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tragédia na GO-164 mata cinco pessoas, entre elas três policiais militares

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Samsung desenvolve patch de suor que monitora glicose sem agulhas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui