A advogada goiana Amanda Souto Baliza é a primeira mulher trans eleita conselheira seccional em todo o Sistema OAB. Integrante da Chapa Compromisso OAB, liderada por Rafael Lara Martins, ela está entre as integrantes do Conselho Seccional da OAB-GO, escolhido pela advocacia, na última sexta-feira (19).
Gigantes do ramo se unem para produzir pneus sustentáveis
“Fico muito feliz em ter participado de uma campanha que deu abertura às pautas sociais e de diversidade. É preciso que a cada dia as instituições sejam mais diversas e reflitam de fato o que há na sociedade”, afirmou.
Histórico
Inscrita na Seccional Goiana desde 2013, a advogada vem fazendo história. Em 2020, foi a primeira mulher trans a retificar seu registro profissional OAB-GO, após alteração de seu registro civil. Em junho de 2021, se tornou a primeira a tomar posse na presidência da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG).
Agora, é a primeira mulher trans a ser eleita para um Conselho Seccional, em mais de 90 anos de história da OAB. Não há registro de outra Seccional que tenha elegido, até o momento, uma conselheira mulher trans. “Pessoas LGBTI+ existem na sociedade, existem na OAB e precisam também fazer parte da tomada de decisões. Fico muito grata por ter sido eleita e darei o meu melhor para atuar com excelência na próxima gestão.”
(Com informações do Rota Jurídica)