O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, esteve em Anápolis na tarde desta terça-feira,27. Ele veio para assinar, com a direção do Porto Seco Centro-Oeste, o contratado de locação do imóvel onde a estatal irá implantar o Centro Internacional (CEINT).
Na ocasião, foi também apresentada uma maquete digital do Centro Internacional, que funcionará no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), onde os Correios já funcionam com a agência empresarial.
A direção do Porto Seco Centro-Oeste foi representada no evento pelos diretores Said Borges, Everaldo Fiatkoski.
Estiveram também presentes o superintendente Estadual dos Correios em Goiás, Frank Moura; os secretários estaduais Adriano Rocha Lima (Governo) e César Moura; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Alex Martins; o delegado da Receita Federal, Sérgio Nascimento Ferreira; além, ainda, de vários membros da diretoria da estatal e representantes da Receita.
Município terá contrapartida de R$ 26 milhões de banco com folha de pagamento
Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, informou que o Centro Internacional em Anápolis terá capacidade instalada para operacionalizar até 300 mil remessas por dia.
O CEINT de Anápolis será responsável pela nacionalização e expedição de objetos postais das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A previsão dada pelo presidente dos Correios é que a agência internacional comece a funcionar a partir de julho deste ano.
Atualmente, o CEINT já foi implantado na região Sul de Minas Gerais, no município do Rio de Janeiro, em Valinhos (SP) e em Curitiba (PR). Também será implantado um Centro Internacional no Aeroporto de Guarulhos (SP).
De acordo com Floriano Peixoto, a expansão vem de encontro aos estudos realizados pelos Correios, os quais apontaram o crescimento do e-commerce. E a cidade de Anápolis foi escolhida por sua potencialidade econômica e logística.
O presidente também destacou os esforços do Governo do Estado, da Prefeitura de Anápolis, da Receita Federal e do Porto Seco, para tornar realidade a instalação do CEINT no município.
Aeroporto
O presidente dos Correios destacou que vem trabalhando junto com os governos estadual e municipal, no intuito de viabilizar o Aeroporto de Cargas de Anápolis.
Contudo, até que isso ocorra, as operações envolvendo cargas aéreas devem se dar a partir do Aeroporto Internacional de Goiânia.
Para o diretor operacional do Porto Seco, Everaldo Fiatkoski, a implantação do CEINT em Anápolis “é a realização de um sonho”.
Fiatkoski ressaltou que o Centro Internacional dos Correios vai potencializar o comércio exterior a partir de Anápolis e de Goiás. Segundo ele, o empreendimento vem somar ao trabalho que o grupo Porto Seco desenvolve no fomento e fortalecimento de novas oportunidades de negócios.



