“A viagem é demasiadamente longa para ti.” I Reis 19:7
O que Deus fez com seu servo cansado? Deu-lhe algo para comer e o pôs a dormir. Elias tinha feito uma excelente obra e, em seu entusiasmo, havia corrido adiante do carro de Acabe. Tudo isso fora demais para suas forças físicas. A reação veio, ele ficou esgotado.
Nossos limites físicos precisam ser levados em consideração. Muitas pessoas estão precisando de sono e do atendimento às necessidades do corpo. Há grandes homens e mulheres que têm chegado ao ponto em que Elias chegou – muito cansados e sobrecarregados! A estes vem adequadamente a palavra do Senhor: “A viagem é demasiadamente longa para ti”, e Ele quer renová-los. Não confundamos cansaço físico com fraqueza espiritual. Às vezes estamos exauridos e não temos forças para exercício físico de fé e oração, embora o nosso espírito esteja orando e confiante.
Assim dizem as pessoas cuja força lhes faltam:
- – “Estou cansado para crer e para orar…”
- – “Um só pensamento me vem à mente: pode largar tudo, parar e descansar.”
- – “ Você acha que Deus me perdoa, se eu for direto dormir, qual criança pequena, sem mesmo tentar crer e orar com fervor?”
Se Deus o perdoa? Pense você: no tempo em que você era um bebê e ainda não falava, acaso sua mãe lhe negava repouso em seu colo ou se recusava a embalá-lo? Movida de amor, a mãe entendia até mesmo seu suspiro mais leve. Como diz as escrituras em Matheus 7:11, “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dadivas aos vossos filhos, quando mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
Se, pois, o seu corpo se sente esgotado e a mente cansada para orar com fervor, vá já descansar tal como fazia quando era pequeno! Deus o conhece e o ama como filho. Ele entenderá que neste momento você está muito cansado para crer e para orar! Ele sabe que você é pó, mas sabe também que o seu coração ora e confia. E principalmente sabe que essa não será uma pratica constante em sua vida cristã e, sim, um momento difícil e extenuante pelo qual você está passando.
Desde 2013, mais de 25% das mortes por chuvas foram neste ano
Jesus demonstrou simpatia a seus escolhidos quando Ele, tão só, levou sobre si todo mal e toda dor, deixando-os dormir por estarem tristes. Você já se pôs aos cuidados do Mestre! Vá dormir, sem temor, mas lembre-se: assim como a comida e o descanso estão para o corpo, a leitura da palavra e uma vida de dependência e oração estão para o espírito. Não faça de situações isoladas uma constante em sua vida.