Veja a coluna de variedades assinada pelo jornalista Nilton Pereira
É de indignar o descaso que se dá a vultos históricos de Anápolis. Pessoas que deram suas vidas pelo desenvolvimento socioeconômico e cultural da Cidade e que, hoje, sequer são lembradas. E ver que gente que quase nada (ou nada) fez pela comunidade recebe homenagens e mais homenagens. A inversão de valores é um dos maiores defeitos da humanidade.
Surgiu uma proposta na Câmara Municipal para se permitir o tráfego de automóveis do serviço de taxi nas vias específicas dos ônibus do transporte coletivo. Parece inócuo, pois, na prática isto já acontece, inclusive com carros que não são do serviço específico, ou seja muita gente ignora a área reservada para os coletivos. O que falta, na verdade, é fiscalização.
A comunidade anapolina, pelo visto, ainda não tem uma noção mais completa sobre a política de aproveitamento de material reciclável. O volume coletado é pouco ao considerar-se a dimensão urbana e a população da Cidade. Talvez, uma campanha educativa ajudaria nesse entendimento e permitiria tirar-se maior proveito econômico da atividade.
Nós que amamos Anápolis
Poderíamos colaborar com a paisagem urbanística da Cidade, com iniciativas como o aproveitamento racional das áreas públicas sem utilização, para a formação de canteiros para flores, verduras e legumes a serem distribuídos às populações em geral.
Deveríamos ensinar aos nossos filhos e demais dependentes, sobre a história da Cidade, seus principais vultos, o Hino de Anápolis os símbolos mais marcantes de nossa gente e outros assuntos que possam levá-los à prática natural da verdadeira cidadania.
Precisamos estudar, detalhadamente, o perfil das pessoas que pretendem disputar cargos eletivos para nos representarem. É assim que adquirimos experiência e conhecimento para garantirmos uma boa escolha na hora de votar, com menores chances de errar.
Médicos Extraordinários
Provavelmente exista em outras cidades, também. Mas, em Anápolis, um grupo de médicos (e médicas), já de cabelos grisalhos, ainda, doam muito de si na nobre missão de salvar vidas. São pessoas que o passar do tempo e o peso da idade não as impedem de trabalhar em clínicas, hospitais, postos de saúde e consultórios com o mesmo entusiasmo de 40, 50 anos atrás. Além disso, repassam seus conhecimentos e sua sabedoria para as novas gerações que chegam ao mercado.
Como não admirar o trabalho de profissionais da Medicina como Antônio Carlos Fonseca; Edmo de Oliviera Pina, Pedro Ernesto de Jesus; Iron Bastos; Gina Tronconi; Dinamélia Ribeiro; Fernando, Antônio Sérgio e Antônio Bernardo de Faria (irmãos). Antônio Jorge; Pedro Canedo, Elias Hanna e tantos outros que dignificam esta profissão perante a sociedade anapolina? Voltaremos a este assunto.
Acidente no viaduto
A sucessão de acidentes registrados na região do Viaduto “Miguel Moreira Braga”, conexão das BRs 153 e 060 tem chamado a atenção de muita gente em Anápolis. Os tombamentos de veículos (principalmente caminhões) na curvatura da BR 153, sentido Bairro de Lourdes, na parte inferior do viaduto, se tornaram comuns. Perdeu-se a conta dos casos registrados pela Polícia Rodoviária Federal. E, na parte superior (ponte elevada), também, têm sido atípica esta modalidade de acidente. São vários os caso (há 15 dias o fato se repetiu) de caminhões que, simplesmente, tombam naquele local. Normal não pode ser. Alguma coisa não bate naquele projeto.
EXPO ANÁPOLIS
A Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis confirmou a realização, em outubro, da Expo Anápolis, feira de negócios que vai acontecer nas dependências do Centro de Convenções, junto ao trevo de acesso ao DAIA.
Uma empresa especializada em eventos desse porte já está contratada e vai cuidar dos detalhes da apresentação de tudo o que de mais importante é produzido em Anápolis e região, principalmente do setor industrial.
Haverá exposição de bens e serviços, além de uma série de atrações de lazer e entretenimento para o público em geral. A Exposição é um remake da antiga FAIANA (Feira de Amostras da Indústria Anapolina) que tem suas origens nos anos 60, na administração Raul Balduíno. Mais Informações, ligue ou chame no WhatsApp (62)4014-7000 ou acesse o LINK https://api.whatsapp.com/send?phone=556240147000
Áreas abandonadas
O aproveitamento de áreas públicas, ou não, que estejam sem qualquer utilidade, para que nelas sejam plantadas hortaliças e vegetação ornamental, foi tema de uma proposta do vereador Marcos Carvalho, na Câmara Municipal esta semana.
O paramentar disse entender que, ao invés de servirem como deposito de lixo e entulhos, principalmente material de construção, esses terrenos poderiam ter uma finalidade social, dentro de um projeto consorciado entre o Governo Municipal e organizações não governamentais. Ele disse que esta prática já é comum em outras cidades.
Guerra ao fumo
A Secretaria Estadual da Saúde realizou, esta semana, a primeira reunião para debater estratégias e ações contra o tabagismo. Coordenado pela Gerência de Vigilância Epidemiológica de Agravos não Transmissíveis e Promoção à Saúde, o encontro é uma das etapas do Projeto de Aprimoramento da Política Nacional de Controle do Tabaco no Brasil, idealizado pelo Instituto Nacional do Câncer, do qual Goiás é um dos cinco Estados selecionados para participar.
UEG na Holanda
Nada menos que 20 mil ginastas de vários países do mundo, dentre eles, idosas e jovens do Projeto Cignus da UEG – Universidade Estadual de Goiás – participaram, em Amsterdã, na Holanda, da World Gymnaestrada 2023, um evento global não competitivo realizado a cada quatro anos. A equipe da UEG se apresentou na Noite Nacional Brasileira, com uma coreografia que demonstra a região Centro-Oeste. Ao todo, o Cignus fez quatro apresentações dentro do evento.