O bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, dom Dilmo Franco disse, na tribuna da Câmara Municipal, durante sessão ordinária desta terça-feira (14), que a fome é consequência de práticas como a corrupção.
A presença do religioso no legislativo atende a uma disposição legal em que, todos os anos, a Câmara abre espaço para a Igreja Católica repercutir o tema da Campanha da Fraternidade.
O convite para a palestra do bispo é de iniciativa do vereador Lisieux José Borges que, antes da fala do bispo, explicou que o espaço aberto pelo legislativo acontece sempre no início do período quaresmal e no contexto do lançamento da Campanha da Fraternidade pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Procon realiza o 4º Feirão de Renegociação de Dívidas
“A Igreja Católica todos os anos debate temas sociais importantes. Temos muitas pessoas que passam fome e, infelizmente, essa prática reflete uma cultura do nosso país”, disse o vereador.
Dom Dilmo Franco explicou que o tema da campanha: “Dai-lhes vos mesmos de comer”, é um trecho do Evangelho de São Marcos.
Disse também que, além da fome provocada devido à falta de alimento, a campanha também chama atenção para o fato de as pessoas terem fome de Deus, de justiça e de fraternidade. E citou uma fase do Papa Francisco, dita recentemente: “onde tem fome, não tem democracia”.
O bispo chamou atenção ainda para a ação social promovida pelos Vicentinos, a Cáritas Brasileira, a Pastoral da Criança e as paróquias que têm serviço constante de distribuição de alimentos às famílias.

Moção de Aplauso
Ainda durante a sessão ordinária, o Bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, dom Dilmo Franco recebeu Moção de Aplauso pela passagem do seu jubileu de prata sacerdotal, comemorado em 2023.
“São 25 anos de dedicação, compromisso, evangelização e exemplo de amor ao próximo”, disse o vereador Jean Carlos (União), autor da homenagem.
O vereador também estendeu as homenagens ao Padre Eli Ferreira Gomes, responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e ao Padre Leonardo Tocchio Silva, que está a frente da Paróquia São Pedro São Paulo.
Os padres receberam um certificado de Honra ao Mérito também pelo compromisso de evangelização das comunidades religiosas.
Jean Carlos destacou durante a sessão ordinária a aprovação de uma lei de sua autoria que torna a Praça dos Romeiros de Anápolis como Patrimônio Histórico de Anápolis.
“Por toda simbologia religiosa que o espaço representa para comunidade católica da cidade, em especial aos integrantes da Igreja São Pedro São Paulo e Nossa Senhora Aparecida”, disse o vereador.
Jean acrescentou ainda que em 2023 completa-se 25 anos da tragédia com os romeiros de Anápolis que morreram em um acidente envolvendo os ônibus que voltavam com os religiosos da Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo.
