O ano de 2022 é de eleições e o prazo quem deseja exercer a democracia está encurtando. Os eleitores têm até dia 04 de maio para regularizar seu Título de Eleitor, ou solicitá-lo em caso de primeira votação. Depois do prazo, não será possível realizar cadastro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para solicitar a primeira via ou regularizar o título, a solicitação pode ser feita pelo sistema Título Net, no Portal do TSE. Outra forma para verificar pendências, é pelo aplicativo e-Título, que também substitui o documento físico no dia das eleições.
Anápolis reapresenta elenco com três reforços para temporada
Àqueles que estiverem com débitos com a Justiça Eleitoral, ficam vedados de emitir ou renovar passaporte, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. O voto é obrigatório entre 18 e 70 anos, sendo optativo para adolescentes com 16 e 17 anos.
Segundo o TSE, apenas 830 mil adolescentes na faixa optativa registram título de eleitor. De acordo com as últimas eleições, em 2018, 1,4 milhão de jovens na mesma idade já tinham emitido o documento de acordo com a instância jurídica.