Devido a limitações do local para a diplomação, a Justiça Eleitoral não realizou a entrega dos diplomas aos suplentes eleitos na votação proporcional, ou seja, aos cargos de Deputado Estadual e Federal.
E, um detalhe que chama atenção é que a representação política Anapolina teve destaque na solenidade.
A começar pelo anapolino Ronaldo Caiado (União Brasil), que devido estar se recuperando de um problema de saúde, participou do ato de forma remota.
Além de Caiado, foram ainda diplomados os quatro deputados eleitos com base em Anápolis: Vivian Naves (PP), Amilton Filho (MDB), Antônio Gomide (PT) e Coronel Adailton (PRTB).
Nesse quarteto, apenas Vivian Naves foi eleita para o primeiro mandato. Os outros três foram reeleitos para o segundo mandato.
Também recebeu o diploma da Justiça Eleitoral o deputado federal Rubens Otoni (PT), reeleito para o sexto mandato consecutivo.
O vereador Hélio Araújo (PL), eleito suplente na chapa encabeçada por Wilder Morais (PL), também recebeu a documentação do TRE-GO.
A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Itaney Francisco Campos.
O governador Ronaldo Caiado fez um discurso que chamou atenção pela defesa da democracia e o respeito ao resultado das urnas.
No seu discurso, o presidente do TRE-GO considerou a diplomação como ato de celebração.
“Celebramos a esperança em dias melhores. Comemoramos a vitória consagrada nas urnas, brindamos às escolhas legítimas da população goiana, manifestada democraticamente em sufrágio periódico, direto e igualitário”, disse.
Expectativa dos diplomados
Os recém-diplomados também se manifestaram sobre esse ato da Justiça Eleitoral, o último antes da posse nos respectivos cargos, no dia 1º de janeiro próximo.
A deputada eleita Vivian Naves (PP) destaca que seu gabinete já prepara as ações a serem desenvolvidas no início do mandato e a expectativa é avançar em Goiás projetos sociais que deram certo em Anápolis.
Amilton Filho (MDB) salienta que seu novo mandato continuará com foco voltado para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos e na consolidação de projetos estratégicos para Anápolis, como a ampliação do DAIA e a conclusão do anel viário.
O deputado reeleito coronel Adailton (PRTB) destaca que a experiência acumulada ao logo do primeiro mandato será importante para os trabalhos que irá exercer agora no segundo mandato em favor dos goianos e, em especial, dos anapolinos.
Antônio Gomide (PT), reeleito para o cargo, sublinha que o segundo mandato aumenta a responsabilidade em servir Goiás e servir a cidade de Anápolis. Ele adianta que irá se empenhar na ampliação dos projetos para a área social, de saúde e educação.
O deputado federal reeleito, Rubens Otoni (PT), reafirma o compromisso do diálogo para servir o Estado de Goiás e o Município de Anápolis e em fazer uma ponte com o Governo Lula para buscar recursos.
Suplentes
Durante o evento, foi informado que os três primeiros suplentes de deputados federais e estaduais poderão apresentar requerimento ao protocolo geral do TRE-GO solicitando o respectivo diploma a partir de 07 de janeiro próximo, o qual será expedido desde que julgadas suas respectivas contas de campanha.
Neste caso, deverão ser diplomados os suplentes de deputado federal anapolinos Leandro Ribeiro (PP), Samuel dos Santos (PSC) e Márcio Correa (MDB).