Conscientização da comunidade e investimentos do Governo Estadual reforçaram a proposta de impedir o avanço do fogo em diversas de Goiás
A adoção de medidas mais eficazes de combate a incêndios nas zonas rurais (cerrado, matas e afins) no Estado de Goiás, além da participação da comunidade que passou a entender melhor a importância de se evitarem as queimadas, tem sido determinante para a diminuição do volume de fogo em reservas públicas e particulares. O último relatório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dá conta de que a área atingida pelo fogo em Goiás caiu 62,63% entre 1º de janeiro e 5 de outubro de 2026 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram queimados 304.920 hectares no Estado neste ano, contra aproximadamente 816 mil hectares em 2025,o que significa uma diferença superior a 511 mil hectares. Os números são da Plataforma “Alarmes”, do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em termos comparativos, a redução registrada em Goiás foi superior à observada no País no mesmo período. No Brasil, a área queimada diminuiu 9,67%. Outros estados do Centro-Oeste tiveram movimento contrário: Mato Grosso apresentou aumento de 27,40%, enquanto Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 30,65%. A redução foi, ainda, maior nos 20 municípios que compõem o recorte do Nordeste Goiano. A área queimada passou de 370.076 hectares, em 2025, para 108.836 hectares neste ano. A diferença é de 261.240 hectares, o equivalente a uma queda de 70,59%.
A pesquisa
Constaram do levantamento, os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Posse, São Domingos, São João d’Aliança, Simolândia, Sítio d’Abadia e Teresina de Goiás. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, associa parte da redução à atuação conjunta com Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e ao reforço das brigadas comunitárias. A Secretaria informou que as ações foram concentradas na prevenção, no monitoramento e no combate a incêndios em unidades de conservação e regiões próximas. Entre os locais prioritários estão as Áreas de Proteção Ambiental de Pouso Alto e Serra Geral de Goiás.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.
