Em comemoração aos 116 anos de Anápolis, a Equatorial Goiás entrou um pacote de obras na cidade. Destaque para a nova subestação Universitária, a ampliação das subestações DAIA e Jundiaí e a loja de atendimento.
A Equatorial Goiás realizou na tarde de ontem (terça-feira, 1º), a entrega de obras e serviços em Anápolis.
O evento foi realizado nas instalações da Subestação Universitária, na região do Recanto do Sol, com a presença do presidente da Equatorial Goiás, Lener Silva Jayme e vários diretores da distribuidora.
Os investimentos aportados em Anápolis, de acordo com a companhia, são da ordem de R$ 130 milhões e incluem a linha de distribuição Pirineus-DAIA (Distrito Agroindustrial de Anápolis); a nova Subestação (SE) Universitária e a ampliação e melhorias na SE Jundiaí.
Além, ainda, da entrega de uma nova loja de atendimento no Município e do novo prédio administrativo-operacional, que são considerados entre os maiores e mais completos da companhia.
O lançamento do pacote de obras em Anápolis vem de encontro a demandas trabalhadas nas reuniões do CONCEG e a distribuidora, em especial, no tocante a ampliação do sistema DAIA.
Durante o evento, os convidados conheceram de perto as inovações tecnológicas “embarcadas” na nova SE Universitária, que foi implantada sem a necessidade de qualquer interrupção no fornecimento energético no transcurso da obra física.
Reforço


Ainda no evento, que celebrou a passagem dos 116 anos de Anápolis, o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, ressaltou que os investimentos na SE Universitária permitirão que Anápolis “possa dobrar de tamanho”.
São dois novos transformadores de 63 MVA, que vão ampliar em 30% a oferta de energia.
Ainda de acordo com Lener Jayme, a ampliação na SE Jundiaí e a SE DAIA, ambas, terão reforço com transformadores de 33 MVA.
De acordo com ele, portanto, a cidade poderá aumentar de tamanho e a indústria poderá também se expandir, com garantia de suprimento de energia elétrica.
Nova Linha e SE DAIA
Não menos importante, a Equatorial Goiás tem investimento na linha Pirineus-DAIA, com mais de 10 quilômetros de extensão e com previsão de beneficiar em torno de 190 mil clientes da distribuidora na região.
A SE Anápolis Universitária foi totalmente reconstruída e transformada em uma unidade compacta, aparelhada com equipamentos mais tecnológicos e robustos.
Sua potência instalada foi praticamente triplicada, saltando de 58 MVA para 146 MVA, com a instalação de um novo transformador de 20 MVA e outros dois de 63 MVA cada.
Conforme Lener Jayme, são os maiores transformadores de todas as regiões de concessão da Equatorial.
SE Jundiaí
Na Subestação Jundiaí, o transformador antigo de 25 MVA foi substituído por um novo, de 33 MVA, além da instalação de um novo banco de capacitor e construção de quatro novos vãos para redes de média tensão, que levam a energia até os clientes.
“Em nenhuma outra cidade de Goiás temos equipamentos desse porte, esses transformadores de 63 MVA são os primeiros que estamos instalando no Estado. Importante destacar que toda a obra ocorreu paralelamente ao funcionamento da subestação antiga, um grande desafio logístico e de engenharia, superado sem nenhum acidente”, comemorou o presidente.
Nova agência
Ainda durante o evento em Anápolis, a direção da Equatorial Goiás destacou a entrega da nova Agência de Atendimento.
A partir desta terça-feira (1º de agosto), os consumidores de Anápolis e região poderão se dirigir à Rua Braz Cordeiro de Morais, nº 680, Vila Industrial, ao lado da base operacional da empresa. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.
