Falta pouco, menos de duas semanas, para o reencontro do eleitor com as urnas. Dessa vez, para a escolha dos políticos que disputam os cargos de Prefeito (a)- com o respectivo Vice- e de Vereador (a).
A votação será no dia 6 de outubro próximo. E, para que esse momento aconteça, é preciso que haja uma preparação.
E, uma das etapas importantes nessa preparação é o trabalho de carga e lacre das urnas, que começou hoje (23/9).
Em Anápolis, a carga e lacre das urnas eletrônicas começou pela 141ª Zona Eleitoral, presidida pelo juiz Gleuton Brito Freire. Nela estão também agregadas as urnas de votação de Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões.
O trabalho foi acompanhado por uma equipe da Rádio Manchester. Apesar do convite feito, nenhum representante de partido ou candidato compareceu para acompanhar o processo, que é aberto ao público interessado.
Esse mesmo trabalho será realizado com as urnas eletrônicas da 3ª e da 144ª zonas eleitorais, sendo que na 3ª Zona Eleitoral, além de Anápolis, estão agregadas as urnas de Goianápolis e Terezópolis. Na 144ª, além de Anápolis, estão circunscritas as urnas de Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde de Goiás.
Carga e lacre
Vale ressaltar que são duas ações distintas, a primeira é a carga da urna, onde os servidores da Justiça Eleitoral inserem nas urnas os dados de todos os candidatos, bem como dos eleitores das sessões de cada zona eleitoral.
Findo esse procedimento de carga, é realizada o lacra da urna. A partir daí, nenhum dado pode ser inserido no equipamento, que é programado para funcionar, no caso, somente a partir de 7 horas do dia da eleição (6 de outubro), conforme explicou o juiz Gleuton Brito.
Quando a urna começa a funcionar no dia da votação, é gerada a zerésima.
Leia também: Entrando para a reta final, campanha em Anápolis tem farpas e muita movimentação
Trata-se de um documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Esse relatório mostra que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa.
Essa emissão é realizada pelo presidente da mesa de votação da seção, com os demais mesários e também os fiscais de partidos.
Eleitores/Zona
- 3ª Zona: 91.075 eleitores
Anápolis/Goianápolis/Terezópolis
- 141ª Zona: 98.868 eleitores
Anápolis/Bonfinópolis/Leopoldo de Bulhões
- 144ª Zona: 102.722 eleitores
Anápolis/Campo Limpo de Goiás/Ouro Verde de Goiás





