Anápolis de ontem e de hoje pelos registros do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves

A atual Rua Arinesto de Oliveira Pinto surgiu praticamente junto com a Vila, na década de 1870. Sua primeira denominação foi Rua de Santo Antônio mas já em novembro de 1897 teve seu nome alterado para Rua 10 de Março em homenagem à data em que foi instalado o município no ano de 1892. Em 1970, passou a homenagear um dos pioneiros do evangelismo em Anápolis, o Sr. Arinesto de Oliveira Pinto. A foto mostra, do lado esquerdo, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, no local onde hoje está o Colégio Antensina Santana. Do lado direito, os fundos da antiga Igreja Sant´Anna.

A Rua Barão do Rio Branco começou a surgiu também junto com a vila mas só recebeu essa denominação e se consolidou quando começou a ser construída a Igreja do Bom Jesus, em meados da década de 1910. A imagem mostra o cruzamento com a Rua Nova, atual Rua 7 de Setembro, e do lado esquerdo está a primeira agência bancária da cidade, inaugurada em 15 de janeiro de 1934 e chamada de Banco Hypothecario e Agricola de Minas Geraes.

O Asilo São Vicente de Paula foi inaugurado em 06 de agosto de 1933 pelo padre José Maria Zepherino e começou a funcionar no local onde hoje está o Colégio Estadual Professor Faustino mas com a frente voltada para a Rua Coronel Batista. Abrigava pessoas carentes e passou a servir também como escola, após a fundação do Colégio Dom Bosco. A imagem mostra internos e alunos da instituição.
Fotos do acervo do Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho, autores não identificados