Abertura ocorre um dia antes do previsto e funciona no sistema pare e siga, com reforço na sinalização para segurança dos usuários
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), liberou, na quinta-feira (06), o tráfego em meia pista da rodovia GO-118, no trecho entre Alto Paraíso e Teresina de Goiás, que estava totalmente interditado após uma erosão no leito da via.
Podem trafegar, no sistema para e siga, veículos de pequeno porte – motos, automóveis de passeio, caminhonetas e vans. A abertura parcial ocorre um dia antes do previsto, com intensificação da sinalização e policiamento no local.
Entrega de cestas verdes contempla famílias da região norte
Há uma semana, as equipes da Goinfra executam, em regime de plantão, as obras de reforço do talude, com a colocação de pedras no leito que cedeu com a força das águas das chuvas que caem na região Nordeste do Estado desde a semana do Natal. Nesta quinta-feira, os engenheiros reavaliaram as condições da GO-118 e decidiram pela liberação da meia faixa.
“Conseguimos estabilizar o aterro a partir da execução dos serviços emergenciais. Agora passamos para a segunda etapa, que é a reconstrução da rodovia”, explica o presidente da agência, Pedro Sales.
As obras na GO-118 vão continuar. Hoje, mais de 30 caminhões e carretas seguem na locomoção do material de uma pedreira que fica em Planaltina de Goiás até o trecho, um trajeto de 200 quilômetros. “O próximo passo é a execução dos serviços de recomposição do ponto danificado, com a compactação do aterro, implantação de nova capa asfáltica, sistema de drenagem e sinalização para a liberação total da pista”, conta o diretor de Manutenção da agência, Adriano Mendes.
A região ainda está sob chuva constante e intensa, o que dificulta a previsão do término total da obra. Os operários e o maquinário da empresa contratada pela Goinfra permanecem mobilizados em regime de plantão, sob a supervisão da agência, para assegurar trafegabilidade com segurança à rota, que é fundamental para o acesso à região da Chapada dos Veadeiros. (Informações da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes- Goinfra)