As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira (26) e seguem abertas até o dia 6 de junho.
Os candidatos devem se inscrever pela Página do Participante, disponível no site oficial do Inep. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga até 11 de junho. Somente após o pagamento a inscrição será confirmada.
Novidades
Neste ano, estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio estão automaticamente pré-inscritos no exame. Eles precisam apenas acessar a Página do Participante, conferir os dados e escolher o idioma para a prova de língua estrangeira.
Outra novidade importante é que o Enem volta a servir como certificação de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos. A medida havia sido descontinuada em 2017, quando essa função foi transferida exclusivamente para o Encceja.
Provas
As provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro, na maior parte do país. Porém, os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão as provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) na região.
Isenção
O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado na última quinta-feira (22). Mesmo assim, estudantes que estão cursando o ensino médio em escola pública, em qualquer modalidade, têm direito à isenção automática, mesmo que não tenham solicitado anteriormente.
Além disso, candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que optarem por utilizar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência também estão isentos. Nesses casos, não será gerado boleto.
Cronograma

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, além de ser utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.