Estudo se concentra em espécies brasileiras em extinção
Um estudo realizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP) avaliou a eficácia de sistemas de detecção de objetos para identificar animais na fauna brasileira nas rodovias do país. A pesquisa visa desenvolver uma tecnologia que alerte os motoristas sobre a presença de animais e contribua para evitar acidentes.
Leia também: Moradores de municípios goianos participarão de avaliação das sequelas da Covid-19
O pesquisador Gabriel Souto Ferrante explicou que os modelos de visão computacional testados podem ser integrados a dispositivos de computação de borda nas estradas. Esses dispositivos seriam capazes de identificar os animais por meio de câmeras e enviar sinais de alerta aos motoristas por meio de aplicativos móveis.
A pesquisa concentrou-se em espécies brasileiras em extinção e criou um novo conjunto de dados gratuito e aberto para treinar os algoritmos de inteligência artificial. Segundo Ferrante, os resultados mostraram que os modelos são eficazes em condições ideais, mas ainda enfrentam desafios em ambientes adversos, como vegetação densa, neblina ou condições noturnas.
Apesar dos avanços, há desafios técnicos a serem superados, como a complexidade computacional e o alto custo dos equipamentos necessários para processar as informações em tempo real. Dados da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) revelam que as rodovias do estado registraram mais de 6,3 mil atropelamentos de animais silvestres em 2023, destacando a necessidade de medidas para mitigar esse problema.
Tomara que os cientistas já estejam resolvendo este fato.estejam sobre alerta e providenciando alguma coisa para nos proteger.
Senhor do exército de Deus tenha misericórdia de u manidade
Amei tudo
Amei tudo
O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.apocalipse
O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.apocalipese