O auditor fiscal Jorge Arêas, gerente do IPVA, destacou que o desconto de 8% é superior ao oferecido em 2023, quando foi de 7%. A mudança no calendário, com o início em 15 de janeiro, visa facilitar a memorização pelos contribuintes. Caso a data caia em um final de semana, o pagamento poderá ser realizado no primeiro dia útil seguinte.
Para facilitar o processo, as placas com finais 1 e 2 poderão parcelar o IPVA em até nove vezes, enquanto as placas com finais de 3 a 0 terão dez parcelas disponíveis. Essa diferenciação ocorre porque o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) estabelece setembro como prazo para renovação do licenciamento anual dos veículos com finais 1 e 2.
As informações detalhadas do calendário e os valores podem ser consultados no site da Secretaria de Economia (economia.go.gov.br) e no Diário Oficial do Estado (DOE).
Variação dos valores
Os valores do IPVA de 2025 em comparação com o ano anterior apresentam poucas variações, devido a uma redução média de preços de 0,35% na tabela FIPE para veículos usados. Especificamente, camionetas e utilitários terão redução de 3,38%, automóveis de 1,76%, enquanto caminhões terão um reajuste de 3,81%.
O IPVA também contempla isenções e descontos. Pessoas com Deficiência (PCD), totalizando cerca de 12 mil isenções, e veículos com mais de 15 anos, somando aproximadamente 2,5 milhões de veículos, não pagam o imposto. Além disso, veículos populares (até mil cilindradas) e motocicletas (até 125 cc) recebem redução de 50% no imposto. Participantes do programa Nota Fiscal Goiana também podem obter descontos que variam de 5% a 10%. Após essas isenções e descontos, a frota tributável atinge cerca de 2 milhões de veículos.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Ministério Público contesta absolvição de PMs em triplo homicídio em Anápolis