“O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel”, diz a nota.
O Itamaraty também prestou solidariedade à família e aos amigos de Ranani e destacou que “o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis”.
Resgate
Ainda na manhã desta terça-feira (10), a Secretaria de Comunicação do Governo Federal informou que a primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Tel Aviv, Israel, às 15h41, horário local.
O governo brasileiro pretende resgatar pelo menos 900 brasileiros que ainda se encontram na zona do conflito. Aviões da Força Aérea Brasileira e da Presidência estão mobilizados para a operação de repatriamento.
O Itamaraty desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.
Leia também: Aviões da FAB e da Presidência farão repatriamento de brasileiros na região do conflito Israel-Hamas
Até o momento, a Embaixada em Tel Aviv colheu, por meio de formulário “online”, os dados de cerca de 1700 brasileiros que externaram interesse em sua repatriação, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.
Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea.
Faixa de Gaza
O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.
O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Com informações do Itamaraty e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República