VERSÃO FLIP
sexta-feira, 9 de outubro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 9 de outubro, 2026
Contexto

Milho disputa com a cana de açúcar a predominância na oferta de energia renovável no Brasil 

de Nilton Pereira
24 de novembro de 2025
em Sustentabilidade
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Foto: Reprodução/Agro Precision

Foto: Reprodução/Agro Precision

O etanol, derivado da cana de açúcar, é a referência principal da proposta, mas, agora, divide o protagonismo com o milho e outros produtos, em menor escala, como o trigo

Indiferente às discussões sobre o meio ambiente em todo o mundo, e da recente realização da COP-30 no Brasil, o cenário de produção da chamada “energia limpa” alcança índices animadores. E, até mesmo, diante de um cenário climático adverso, com restrição hídrica (menor oferta de água) e calor persistente, o País sinaliza para uma safra de cana de açúcar histórica. Recente levantamento da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção deve alcançar 666,45 milhões de toneladas na safra 2025/26, ligeiramente abaixo do previsto em agosto, mas, ainda, entre as maiores já registradas. A variação modesta mostra que, mesmo sob estresse climático, a cana mantém a força como base da bioenergia brasileira.

Apesar disso, a cana continua a ser um ativo estratégico de uma bioeconomia em expansão. Embora tenha registrado leve retração na oferta, a produção de açúcar deve atingir 45,02 milhões de toneladas, a segunda maior da história e superar a projeção anterior e ficar atrás, apenas, do recorde de 2023/24. Com esse quadro (clima adverso e valorização global do adoçante), o mix se desloca em direção ao etanol, com margens mais atrativas e demanda externa aquecida, embora alguns analistas acreditem numa equação meio a meio. Todavia, o verdadeiro motor dessa transformação está nas múltiplas possibilidades que a cana oferece: do etanol à bioeletricidade, do biogás aos novos biomateriais.

Fonte alternativa

Mesmo com o etanol de cana mantendo papel essencial na matriz energética renovável, o milho ganha protagonismo como fonte estratégica de combustível, proteína e desenvolvimento. Desde 2017, com a primeira planta em Lucas do Rio Verde (MT), o Brasil já soma 24 biorrefinarias em operação, 16 em construção e outras 16 programadas, consolidando uma cadeia industrial robusta e promissora.

A produção nacional deve ultrapassar 10 bilhões de litros em 2025/26, com o etanol de milho se destacando como ativo híbrido de alto desempenho. No Centro-Oeste, o agro evolui para um ecossistema integrado. Cana, milho e, em breve, trigo formam o tripé da energia limpa brasileira, com forte impacto ambiental, econômico e tecnológico.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: aNÁPOLIScapadestaqueenergia sustentávelEtanolgoiasMilhoPortal ContextoSustentabilidadetrigo

Mais Artigos

Projeto piloto constrói casas de plástico reciclável em 5 dias

de Anna Rhaissa
17 de fevereiro de 2026
0

Casas modulares de 50 m² usam blocos de encaixe O Amazonas iniciou um projeto piloto de casas populares feitas com...

Montadora anuncia “nova era” na produção de veículos

de Redação
17 de junho de 2022
0

Montadora anuncia cinco modelos eletrificados. Fabricação de modelos híbridos se inicia na planta de Anápolis da CAOA Chery A CAOA...

Anápolis é a terceira cidade em Goiás com mais geração de energia solar

de Redação
16 de maio de 2022
0

O Estado de Goiás já é o sétimo no ranking dos estados, ultrapassando a marca de 500 MW de potência...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Datafolha divulga pesquisa do 2º turno entre Flávio Bolsonaro e Lula; saiba mais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Guarda Civil age rápido e salva recém-nascida de 3 dias após engasgo; veja o momento

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Polícia Militar recupera carga de energéticos avaliada em mais de R$ 300 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Candidatura de Carol do Amiltinho ganha aprovação da Justiça Eleitoral

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conselheiro da OAB Goiás aponta três erros do PT

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui