Na última sexta, dia 10, uma estranha “névoa” tomou conta de Anápolis por boa parte do dia. Por conta da época de calor, a situação intrigou moradores da cidade, seja nas redes sociais ou pelas ruas. No entanto, a neblina seria justamente fumaça, por conta do alto número de queimadas e incêndios registrados neste período.
De acordo com o climatologista e coordenador da estação meteorológica da UniEvangélica, Eduardo Argolo, em entrevista ao Portal6, o que se observa no céu da cidade nestes momentos é a fumaça proveniente das queimadas do dia anterior. Com a ausência de ventos, a “névoa” não consegue se dispersar e clarear o horizonte.
Outro ponto abordado por Eduardo foram as chuvas na cidade, que poderiam “limpar” a fumaça. Anápolis vem passando por uma condição climática que impede que elas consigam chegar na região. A situação resulta de fatores como a incidência solar, por estarmos caminhando para o verão e os dias se tornando mais longos e quentes.
Número de microempreendimentos cresce 19% em Anápolis
O Climatempo, plataforma especializada em meteorologia, mostra que a expectativa de chuva mais próxima para a cidade acontece no próximo dia 24. No entanto, conforme mais longe a previsão, menos precisa ela se torna. Mas dá para garantir que os próximos dias seguirão com o calor intenso.