As mudanças climáticas estão na ordem do dia. Infelizmente, por consequência de temporais e outros desastres naturais que estão provocando muitos prejuízos, transtornos e perdas de vidas.
As médias e grandes cidades aqui no Brasil, enfrentam situações muitas vezes caóticas com alagamentos, deslizamentos de encostas e outros.
Anápolis tem, também, enfrentado problemas com áreas de alagamentos. E esse não é um problema novo, diga-se de passagem.
Os problemas estruturais das cidades e o aumento da intensidade das chuvas, como tem ocorrido com mais frequência nos últimos anos, tornaram mais visíveis os problemas.
E não são problemas ligados ao poder público, apenas. Nós também temos nossas parcelas de responsabilidades nesse processo.

Durante muito tempo, construíram-se edificações em locais muito próximas dos mananciais. No passado, não havia uma legislação que tratasse essa questão com maior rigor. Hoje, mesmo com a legislação mais rigorosa, esse tipo de situação se repete.
Sem contar que ao longo dos anos, as cidades (leia-se Anápolis neste contexto) foram crescendo e, com isso, vieram mais ruas pavimentadas. O chão dos lotes deu lugar ao cimento e ao piso e, dessa forma, a acha da chuva encontra dificuldade de chegar ao solo e escorre para o sistema de drenagem, que muitas vezes está entupido de lixo jogado erroneamente pelas pessoas nas ruas.
Felizmente, estamos tomando maior consciência do que está ocorrendo com o planeta, que é onde está nossa cidade.
Dessa forma, é sempre bom quando temos iniciativas que valorizam o meio ambiente. Inciativas que conclamam a população a contribuir com a preservação da natureza.