VERSÃO FLIP
sábado, 14 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 14 de fevereiro, 2026
Contexto

Nova força política de Anápolis faz balanço

de Nilton Pereira
30 de julho de 2019
em Política
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0

Assim como o Prefeito Roberto Naves (PTB), que está no curso de seu primeiro mandato, os três deputados estaduais eleitos por Anápolis experimentaram o primeiro semestre eletivo no âmbito estadual. Dois são estreantes: Coronel Adailton (PP) e Amilton Filho (SD). O terceiro, Antônio Gomide (PT), já disputou o cargo por duas outras ocasiões, mas é a sua primeira eleição efetiva para deputado estadual. O Jornal Contexto fez um apanhado da atuação de cada um, numa espécie de prestação de contas do mandato à comunidade anapolina. Abaixo, um resumo das atividades dos parlamentares estaduais do Município no primeiro semestre do ano.

Amilton Filho

Ação para garantirem-se benefícios à Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, resultando na celebração de convênio com o Governo Estadual no valor de R$ 500 mil, valor que será aumentado para R$ 600 mil. Propositura para a criação de uma central de empregos para deficientes. Por ela o Governo Estadual deverá ficar responsável pela gestão e divulgação das vagas disponíveis. Amilton Filho trabalha para a implantação de mais escolas no município de Anápolis. O parlamentar disse que já está cobrando das autoridades competentes a edificação de novas unidades e a reforma de várias outras como os colégios estaduais “General Curado”, no Setor Industrial Munir Calixto e “Professor Salvador Santos”, no Bairro Calixtolândia, Com o apoio do parlamentar, está em construção o novo prédio que irá abrigar a Escola Municipal “Cecília Meireles”, no Bairro Reny Cury, região Sudoeste da Cidade. Serão 12 salas pedagógicas, sala de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório e quadra esportiva coberta, explica o parlamentar.
Amilton Filho tem feito a defesa da implantação de novos colégios militares nos municípios. “Os colégios militares são muito bem aprovados na Cidade”, destaca.
O parlamentar anapolino defende as mulheres vítimas de algum tipo de violência doméstica e propôs projeto de lei para que homens condenados pela Lei “Maria da Penha” sejam impedidos de assumirem cargos públicos no Estado de Goiás. Outra proposta tem o objetivo de facilitar o pagamento das multas de trânsito aplicadas em Goiás, com o parcelamento desses débitos junto ao ente público que tiver aplicado a penalidade.
A política de energia elétrica é fiscalizada pelo deputado Amilton Filho: “Energia não é um favor”, diz. Ele é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis irregularidades na venda da CELG e falhas no fornecimento de energia. O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) propôs lei que obriga registro, por Escritura Pública, quando pensionistas aposentados e analfabetos realizarem operações de crédito. A proposta dificultaria equívocos e golpes que envolvem contratação de empréstimos financeiros por pessoas vulneráveis.

Coronel Adailton (PP)

Tornou-se Presidente da Comissão de Turismo, vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa de Goiás;
Participa de 5 (cinco) frentes parlamentares, entre elas em Defesa e Incentivo ao turismo e das universidades públicas; Inaugurou seu escritório parlamentar em Anápolis; Esteve à frente da CPI das Universidades e dos Incentivos Fiscais; Participou de 48 sessões e presidiu 02 especiais; Participou da Convenção Nacional do Partido Progressistas em Brasília.
Realizou 523 reuniões e atendimentos entre seu gabinete e escritório parlamentar em Anápolis; Participou do Seminário da UNALE de Promoção e Defesa da Cidadania em Brasília e Manaus; Atuou em defesa dos estudantes contra a retirada do passe livre estudantil; Apresentou 17 Projetos de Lei, 02 aprovados na Assembleia e 15 em tramitação; Teve 28 requerimentos apresentados e todos aprovados; Presidiu o primeiro Seminário Legislativo de Turismo em Goiás; Presidiu audiências públicas em prol da Educação.
Foi destaque em Jornais e participou de Programas de Rádio e TV; Participou do Programa Juntos Pelo Araguaia com o Presidente Jair Bolsonaro em Aragarças; Presidiu Sessão Solene em Homenagem ao Dia dos Bombeiros Militares; Foi contra a adesão do Estado de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal – RRF. O deputado Coronel Adailton, ainda, lançou a campanha de combate à dengue; Prestigiou a Romaria de Carros de Boi de Trindade; Lançou a campanha de conscientização da doação de sangue; Caminhou com fé até Trindade; Fechou o semestre fazendo uma caminhada em Anápolis prestando contas do seu mandato; Esteve presente no Primeiro Arraiá Beneficente da Assembleia Legislativa em favor da APAE Goiás; Lançou campanhas de combate à dengue e de incentivo à doação de sangue; Defendeu o pagamento dos servidores do Estado em dia; Participou de cinco frentes parlamentares, dentre outros trabalhos.

Antônio Gomide (PT)

Assumiu a coordenadoria da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, com o objetivo de incentivar a criação de Frentes em Defesa da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Também, comanda a Comissão de Obras e Serviços da Assembleia Legislativa, a fim de reunir informações detalhadas sobre as obras paralisadas em Goiás. O deputado petista é, também, integrante da CPI da CELG, que investiga a prestação de serviços da Enel em Goiás. Gomide promoveu, ainda, Audiência Pública em Defesa da SANEAGO, ao usar o resultado da privatização da CELG – vendida como uma “solução” – como um exemplo do risco que os goianos correm caso a SANEAGO tenha a mesma destinação. É de autoria de Gomide, também, a realização de uma Sessão Solene em Homenagem à Associação Educativa Evangélica, que completou 72 anos e outra para a APAE – Anápolis, pelo seu “Jubileu de Ouro”.
Antônio Gomide apresentou os seguintes projetos de lei: Prevê que a formulação dos Planos Simplificados de Saneamento Básico dos municípios com até 20 mil habitantes seja feita pelo Estado; Garante a isenção total da cobrança de tarifa de Energia Elétrica e tarifa de Água para beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1; Estabelece diretrizes para a disponibilização gratuita do serviço de Wi-Fi para acesso à Internet sem fio nos terminais rodoviários, pontos de ônibus, a bordo dos ônibus de transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros de Goiás; Reserva de, ao menos, 30% do desenvolvimento de Pesquisas, e Produções científicas e Acadêmicas de Mestrado e Doutorado pela UEG, FAPEG, UFG e IFG para que sejam utilizados na criação de Políticas Públicas para atender problemas das cidades goianas; Ampliação do Programa Identidade Jovem (ID-Jovem); Propõe alteração do artigo 96 da Constituição do Estado de Goiás para que o salário dos servidores de Goiás seja pago até o último dia do mês trabalhado; Prevê a obrigatoriedade do Governo de Goiás em realizar a prévia consulta popular nos casos de fechamento das escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás. (Colaboraram Felipe Homsi, Edna Mendes e Henrique Morgantini).

Mais Artigos

Senador Jorge Kajuru. Imagem: Reprodução

Kajuru revela diagnóstico de Parkinson e avalia candidatura a deputado por SP

de Redação
28 de janeiro de 2026
0

Senador fala pela primeira vez sobre a doença, diagnosticada ao fim de 2025

Foto: José Cruz

Caiado declara que deve trocar de partido para disputar a Presidência

de Anna Rhaissa
27 de janeiro de 2026
0

Declaração foi feita em entrevista à rádio de São Paulo nesta terça-feira Em entrevista à rádio NovaBrasil FM, de São...

Wilder Morais, que garante PL com candidatura própria, ou Ronaldo Caiado, que tem como certa presença dos liberais na chapa do MDB

Quem vence a queda de braço? – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
25 de janeiro de 2026
0

As declarações do senador Wilder Morais (PL), feitas em suas redes sociais nesta semana, movimentaram os bastidores políticos ao apontar...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    FGV divulga gabarito do concurso da Alego e orienta sobre recursos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • GO: Segundo filho baleado por secretário Thales Machado não resiste e vai a óbito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anapolina supera passado, vira campeã no karatê e é destaque no Globo Esporte

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pastor perde ação e Justiça fala em má-fé e estelionato religioso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ex-piloto acusado de matar adolescente já tinha histórico de agressões

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui