Chegando na rodada final da fase de grupos, ainda restam equipes buscando alcançar objetivos na competição
O Campeonato Goiano de 2022 encerra sua fase de grupos neste fim de semana (05 e 06). Entre seus participantes, há equipes com destinos sacramentos e outras que ainda podem tanto avançar ao mata-mata, quanto amargar um rebaixamento. Anápolis e Grêmio Anápolis, clubes da cidade na disputa, atuam fora de casa nesta última rodada, que pode ser decisiva.
Grupo A
As primeiras posições do chaveamento já foram definidas, com Goiás e Anápolis. Os esmeraldinos são líderes isolados e, dificilmente, perderão a posição. Com 20 pontos, o maior campeão goiano ainda pode ser ultrapassado pelo Galo da Comarca, com 17 tentos. Para isso, Luiz Carlos Winck e companhia teriam de vencer, torcer por derrota dos concorrentes e ainda tirar a vantagem do time da capital no saldo de gols. Pouco provável, mas no futebol tudo é possível.
Na sequência, quatro equipes que brigam nas duas vertentes da classificação: avançar ao mata-mata ou cair direto para a Divisão de Acesso. O Goianésia aparece com vantagem na disputa, com nove pontos. Em sua cola, Morrinhos e Grêmio Anápolis ocupam, respectivamente, a 4ª e a 5ª colocação do Grupo, com ambos tendo oito tentos. Já na lanterna, com sete pontos, está a Jataiense, que também nutre oportunidade de se redimir no Estadual. Apenas os quatro primeiros avançam às quartas de final.
Em 10 anos, frota de veículos em Anápolis aumentou em mais de 100 mil
A situação do GEA, no entanto, é complicada. O atual campeão goiano perdeu a chance de se safar de vez do descenso na última rodada e, agora, encara o Goiás fora de casa. Uma vitória livra a Raposa da queda e pode alçá-la ao mata-mata. Por outro lado, um empate ou derrota complicam a vida do time, que ainda não ganhou na competição e fica atrás no critério, que é o primeiro para desempatar posições. Um revés da Jataiense, que recebe o Morrinhos, também assegura o Grêmio Anápolis na elite estadual para o próximo ano, já que apenas uma equipe por grupo é rebaixada.
O Galo visita o Goianésia, sabendo que uma vitória pode colocar a equipe em posição confortável para o mata-mata. Pelo regulamento do Goianão, os mandos de campo são definidos com base nas pontuações obtidas pelos clubes. Portanto, quanto mais tentos tiver, melhor, ainda mais pensando em possível avanço às semifinais da competição.
Grupo B
O outro grupo tem status semelhante ao A, com Vila Nova e Atlético-GO disputando a primeira posição, embora de maneira mais ferrenha. O Tigre soma 17 pontos contra 16 do Dragão na tabela. Para a última rodada, ambos jogarão fora de casa e, mais pelo lado do ACG, terão vida dura. Os rubro-negros visitam o Crac, em Catalão, enquanto os colorados vão até Goiatuba enfrentar o já rebaixado mandante.
A principal briga do chaveamento, no entanto, é para definir os outros dois classificados ao mata-mata. São três times na disputa: Crac, Aparecidense e Iporá, todos com 12 pontos somados. O Crac leva vantagem com relação ao saldo, tendo um gol positivo contra um negativo do Camaleão e quatro negativo pelo lado do Lobo-Guará.
O time de Catalão também aparenta estar em situação mais confortável, já que Iporá e Aparecidense se enfrentam em confronto direto. Portanto, apenas um empate do Crac já garante o time nas quartas de final do Goianão 2022. Por outro lado, o Lobo-Guará só depende da vitória diante dos campeões da Série D para avançar. O Goiatuba já está confirmado como um dos rebaixados, com cinco pontos ganhos.
Jogos da rodada
- Jataiense x Morrinhos – 15h30 – sábado (05)
- Goianésia x Anápolis – 16h30 – sábado (05)
- Goiás x Grêmio Anápolis – 16h30 – sábado (05)
- Crac x Atlético-GO – 15h30 – domingo (06)
- Goiatuba x Vila Nova – 15h30 – domingo (06)
- Iporá x Aparecidense – 15h30 – domingo (06)