VERSÃO FLIP
quinta-feira, 1 de outubro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 1 de outubro, 2026
Contexto

Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
1 de outubro de 2026
em Colunas, Opnião
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0

Um último legado de Amilton Filho: a prática de diálogo com quem pensa diferente

Amilton Filho (MDB)

O primeiro olhar, após o impacto da morte do deputado estadual Amilton Filho (MDB), é naturalmente voltado à dor de sua família. Amilton era muito família. Tinha relações intensas, seja com a esposa, Ana Caroline, e os filhos, Samuel e Laura. Seja com os pais, Marlene e Amilton Batista. Com a irmã, Andreia Rezende, que eram muito apegados. E com os amigos (entre os quais me incluo).

No aspecto político, Anápolis tem uma perda relevante. Amilton era advogado, teve dois mandatos de vereador (presidiu o Legislativo) e dois mandatos de deputado estadual, com votações expressivas. Em parceria com o governador Ronaldo Caiado, com o prefeito Márcio Corrêa e, mais recente, com o governador Daniel Vilela, influenciou na vinda de inúmeros benefícios para a cidade. Além de altas somas em emendas parlamentares individuais.

E, mesmo após sua morte, além de seu legado pessoal, familiar e político, Amilton motivou um aspecto relevante de sua atuação política, que talvez poucos perceberam: o poder de agregar, de romper espectros ideológicos, de dialogar com quem pensa diferente, de priorizar os interesses de Anápolis e de Goiás independentemente de divergências partidárias.

No velório realizado na tarde de sábado (26), no Ginásio Internacional Newton de Faria, foi possível mensurar isso. Ali estavam políticos do PT ao PL; apoiadores e adversários na campanha; deputados, vereadores e prefeitos de várias tendências partidárias. E, é claro, o povo. As pessoas simples com as quais ele se encontrava no dia-a-dia, abraçava com verdade e cativava com aquele seu sorriso característico.

No mundo atual, em que sofremos com atitudes repetidas de intolerância de todos os tipos, inclusive política e ideológica; no mundo em que muitas vezes adversários políticos são tratados como inimigos; no mundo em que muitas vezes os palanques eleitorais não se desarmam após o pleito; Amilton Filho, mesmo após sua morte, ensina que as coisas que nos aproximam são mais fortes que as que nos separam. E, quem o conheceu de perto sabe disso, nos ensinou que sempre deve bater no nosso peito um coração de criança.

A coragem de Ana Caroline

Ana Caroline Guimarães de Oliveira Faria

Ana Caroline Guimarães de Oliveira Faria, 37 anos, anapolina, empresária, mãe do Samuel e da Laura, viúva do deputado Amilton Filho. A escolhida pela família, pelo grupo de apoio, amigos e colaboradores. Ana Caroline foi chamada a ser forte, corajosa e determinada, no momento mais cruel de sua vida.

Alguém pode perguntar: por quê? Ainda no velório, no sábado, 26, Amilton Batista, pai do Amiltinho, de forma corajosa, deu vazão ao pressentimento de que, muito em breve, decisões difíceis, mas necessárias, teriam que tomadas.

Em seus dois mandatos de deputado estadual e, agora, na campanha pela reeleição, Amilton Filho fez compromissos com prefeitos, vereadores e lideranças de dezenas de municípios goianos, em especial Anápolis e cidades vizinhas. Regiões que dependiam de sua interlocução política, de suas emendas e de sua liderança.

Daí, entendo, brotou a responsabilidade do Amilton pai e do grupo de apoio. Ali o destino, cruel como sempre é, apontou para Ana Caroline. E, mesmo na dor, ela compreendeu a situação por completo, e respondeu: sim. 

Rádio Manchester projeta cobertura completa do 1º turno das eleições

Sob o comando de Onaide Santillo, a Rádio Manchester (93,3) anuncia cobertura completa do 1º turno das eleições de 2026, no sábado (3) e domingo (4). Na pré-campanha e na campanha a emissora fez entrevistas especiais praticamente todos os candidatos proporcionais (da cidade e de outras regiões) e a senador e governador. Sempre com foco voltado à isenção, à isonomia entre os postulantes e de forma apartidária. E, também, com equipe jornalística profissional e reconhecida pela forma séria de lidar com a notícias.

A cobertura do 1º turno prevê, para o sábado (3), programação jornalística das 8h às 10h, com reportagens sobre a movimentação da cidade em todos os setores e a participação de jornalistas e convidados especiais. No domingo (4), a transmissão começa às 7h e só para quando o forem proclamados os eleitos. Além dos jornalistas da emissora, a programação terá presença de convidados e informações da votação em todas as regiões da cidade. O Jornalismo Manchester também acompanha a eleição nas principais cidades de Goiás e do Brasil.

Decepção

A atuação de Felipe Cecílio (neto do ex-prefeito de Anápolis Jamel Cecílio e do ex-senador Mauro Miranda), na campanha eleitoral, como candidato a deputado federal, frustrou aqueles que esperavam o surgimento de um jovem político forjado no debate de ideias para o Estado e o Brasil. Para seguir os passos dos avós. Ao invés disso, trocou um ideal altruísta de uma campanha, por comportamento de ataques pessoais a um suposto adversário.

Mala direta

Uma ouvinte enviou mensagem ao Jornalismo da Rádio Manchester FM, indignada porque teria recebido das mãos do carteiro, dos Correios, material de campanha de um determinado candidato. Questionou se isso era legal. A reposta é: sim. O serviço, disponível a todos os candidatos, partidos políticos e comitês eleitorais, faz parte das soluções logísticas e de comunicação oferecidas pelos Correios nas Eleições de 2026 e não configura apoio político ou uso irregular da estatal. O material é enviado por Mala Direta.

Ludhmila Hajjar

Ludhmila Hajjar

A médica cardiologista anapolina, Ludhmila Hajjar, professora titular da Universidade de São Paulo, gravou esta semana um vídeo em apoio à candidatura à reeleição do senador Vanderlan Cardoso (PSD), Ludhmila, diretora do Instituto do Coração (Incor/SP), é filha do empresário Samir Hajjar, 2º suplente na chapa de Vanderlan.

Apatia do brasileiro

O delegado de polícia Manoel Vanderic publicou, em suas redes sociais, um vídeo no qual comenta que “o problema do Brasil não é política ou religião, é a apatia do próprio brasileiro”. Segundo ele, terceirizar a culpa é “engatinhar na consciência”. O delegado disse entender que as pessoas tem “alimentado a vaidade de políticos que cada vez mais refletem o nosso próprio estado mental: corrupto, mentiroso e omisso”.

Overdose de pesquisas

O site reduto.com.br, com base em dados da Justiça Eleitoral, publicou que 143 pesquisas de intenção de voto foram registradas e divulgadas em Goiás em 2026, até o dia 30 de setembro. Os levantamentos foram feitos por 24 institutos e encomendadas por 48 contratantes diferentes. São pesquisas para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Combate ao derrame de ‘santinhos’

Gabriel Consigliero Lessa

A Justiça Eleitoral em Anápolis está de olho nos candidatos que, às vésperas da votação, derramam toneladas de ‘santinhos’ em ruas, canteiros e às proximidades das seções eleitorais. O diretor do Fórum Eleitoral, juiz Gabriel Consigliero Lessa, é adepto ao diálogo, à conciliação. Por isso chamou os partidos para tratar do tema. Entretanto, até o fechamento desta coluna, apenas um representante partidário havia assinado o compromisso com a Justiça Eleitoral. Lamentável.

Decepção

A atuação de Felipe Cecílio (neto do ex-prefeito de Anápolis Jamel Cecílio e do ex-senador Mauro Miranda), na campanha eleitoral, como candidato a deputado federal, frustrou aqueles que esperavam o surgimento de um jovem político forjado no debate de ideias para o Estado e o Brasil. Para seguir os passos dos avós. Ao invés disso, trocou um ideal altruísta de uma campanha, por comportamento de ataques pessoais a um suposto adversário.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: aNÁPOLIScapadestaquegoiasOrisvaldo PiresPauta AbertaPortal Contexto

Mais Artigos

Na reta final, campanha “esquenta a chapa”

de Claudius Brito
25 de setembro de 2026
0

Os últimos dias de campanha devem trazer uma maior movimentação nas ruas de Anápolis, por parte dos candidatos. A ordem...

Direto ao Ponto – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
25 de setembro de 2026
0

Confira a coluna de variedades assinada pelo jornalista Nilton Pereira Nas Eleições 2026, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás disponibilizará,...

Boa Prosa – Nilton Pereira

de Nilton Pereira
25 de setembro de 2026
0

Made in Anápolis A CAOA Changan celebra o sucesso do lançamento do novo CS55 no mercado brasileiro. Apresentado recentemente, o...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • 54 carros zero km são desviados de fábrica em Anápolis em esquema de R$ 8,7 milhões, diz MP

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Piloto de Anápolis é sensação entre os comentaristas do automobilismo mundial

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Bombeiro Mirim abre 60 vagas gratuitas para crianças de 9 a 11 anos em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O cristão tem a obrigação de votar?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cantora iraniana é condenada a 74 chibatadas após show sem véu no YouTube; veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Carregando comentários...