No momento, o número é ainda pequeno. Apenas 159 pedidos de registros de candidatos goianos constavam na base de dados do TSE, na manhã desta terça-feira, 09.
O prazo final para que os pedidos de registros sejam encaminhados à Justiça Eleitoral termina na próxima segunda-feira, 15.
Portanto, nos próximos dias, a tendência é que ganhe maior velocidade os pedidos de registros.
Hoje, já encaminharam registro 104 candidatos e candidatas ao cargo de deputado (a) estadual; 52 registros de candidatos e candidatas ao cargo de deputado federal.
Para o Senado, consta apenas um registro de titular, um de primeiro suplente e um segundo suplente.
De momento, o PSB é o partido que já encaminhou maior número de pedidos de registros: 57 no total. A seguir vem: PODE, 41; PDT, 34; Novo, 24 e PP, 3.
Nenhum registro de candidato e candidata ao Governo de Goiás havia sido baixado no banco de dados do TSE, até na manhã desta terça-feira.
Ademais, importante salientar que nesse banco de dados, o eleitor pode obter diversas informações sobre os candidatos. Além de dados pessoais, há também informações acerca dos valores declarados ao Imposto de Renda; patrimônio e outras.
Essas informações podem não ser fator de definição de escolha, mas ajudam de alguma forma a traçar o perfil daqueles que estarão pedindo votos para cargos de representação política.
Após o registro, os candidatos terão acesso ao CNPJ e poderão abrir conta bancária para a movimentação de recursos de campanha.
A partir de 16 de agosto, candidatos e partidos já estarão liberados para iniciarem a propaganda eleitoral.
A propaganda no horário gratuito de rádio e televisão, entretanto, começa apenas no dia 26 de agosto, se estendendo até dia 29 de setembro, três dias antes das eleições.
Através desse link, o eleitor pode acessar a base de informações estatísticas do TSE
https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/seai/r/sig-eleicao/home?session=10581310385949