Obra trata da história da instituição, desde a sua fundação em 1951 até os dias de hoje
Muito simpático, o neurologista e neurocirurgião Wolney Ronaldo Silva, de 79 anos, recebeu o CONTEXTO com exclusividade para falar de sua mais nova obra. Um livro sobre a Associação Médica de Anápolis (AMA). Digo sua mais nova obra porque esse já é o seu quarto livro. Dois anteriores são sobre neurologia e um sobre seu pai, Raul Silva, um craque do futebol que passou pelos quatro times de Anápolis. Mas quatro? Bem… isso é assunto para outra reportagem.
Com 54 anos de profissão, Wolney foi o primeiro médico da área em Anápolis e o sétimo do Estado de Goiás, tendo vivenciado boa parte da história recente da Ama. Conhece fatos de praticamente todos os médicos da velha guarda e conseguiu reunir boa parte da vida da instituição, ficando apenas um hiato de 12 anos em que, segundo ele, nenhum documento ou relato pôde ser encontrado. “Foi logo depois da fundação. O médico e ex-prefeito Anapolino de Faria assumiu a Ama interinamente até que o Dr. James Fanstone se tornasse o primeiro presidente”, revela.
Aluna que teve o corpo queimado está em estado grave e respirando por aparelhos
O livro conta que a primeira sede da Associação funcionou onde hoje fica a igreja Nossa Senhora da Abadia, na Vila Góis. A construção da atual, no bairro Anápolis City, só aconteceu no início dos anos 80, depois que o ex-prefeito Wolney Martins doou o terreno. O local foi batizado de Toca de Hipócrates, considerado o pai da medicina e autor do famoso juramento dos médicos. Morreu no ano 370 antes de Cristo.
Nele também estão referências a todos que participaram da AMA, hoje com mais de 600 médicos associados. São histórias de personalidades como a mãe de Josiah, o famoso Dr. Jô. Segundo Wolney, ela veio de Glasgow, Escócia, missionária, atuando na cidade como anestesista e fundando o Laboratório Evangélico. Mas não sem antes passar quatro anos na Ilha do Bananal, acompanhada do filho pequeno.
Ficando curioso? Mais um motivo para você conferir o livro, que vai deixar clara não só a evolução da AMA, mas a evolução da medicina em Anápolis. O lançamento acontece na noite desta sexta-feira, 3 de dezembro, às 19h, na sede da Associação Médica de Anápolis e será prestigiada pelas principais personalidades médicas da região. Pode aparecer por lá. Vale à pena adquirir o livro por seu valor histórico e tornar-se amigo (para quem já não o é) desse sábio e simpático médico que é o Dr. Wolney.
Anápolis está de parabéns por ter um profissional deste quilate. Conheço pessoalmente o Dr. Wolney e tive também o prazer de conhecer o pai dele aqui no Espírito Santo.
Cachoeiro de Itapemirim/ES – 03/12/2021
Sou João Emygdio Gonçalves, colega de turma do Dr. Wolney. Naquele maravilhoso dezembro de 1967, recebemos nosso merecidíssimo diploma pela Faculdade de Ciências Médicas de MG, e buscamos rumos diferentes. Fui para Machado no Sul de Minas e ele preparou-se ainda por alguns anos para exercer sua profissão com ética, honra e capacidade em sua terra natal, Anápolis. A distância não diminuiu em nada nossa amizade. Embora não nos encontrássemos com muita frequência, tive oportunidade de acompanhar sua vitoriosa carreira. Honra-me poder revelar que nossos filhos nos tratam de “tio”, sem nenhum vínculo familiar.
Tais fatos me permitem abonar todos elogios referentes a esse grande homem, excepcional profissional, e exemplar pai de família.
Parabéns Dr. Wolney.