Tempo seco e baixo umidade devem prevalecer pelos
próximos dias. Veja dicas para amenizar a situação
O final de semana está chegando, mas a tão esperada chuva não deve vir junto com ele. Pelo menos, não em Anápolis. Isso porque, de acordo com o instituto americano de meteorologia, The Weather Channel, o sol irá prevalecer e as máximas, em quase todos os dias, serão de 30°C.
Como de costume, com a chance de precipitação se reduzindo, toda atenção se volta para a umidade relativa do ar que ficará entre 40% e 50% durante os dias. Índice esse, como já reportado pelo Portal CONTEXTO, que exige bastante cuidado por parte da população (abaixo uma lista com algumas dicas).
Já durante às madrugadas e começo das manhãs, os termômetros devem registrar mínimas de 17°C, como é o caso de sábado e domingo, e a umidade relativa do ar pode subir para, até, 77%.
Abaixo uma lista com algumas dicas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para amenizar o tempo seco:
1. Mantenha a hidratação
Para evitar a desidratação, procure beber muita água, mesmo sem estar com sede. Além disso, na hora das refeições, escolha alimentos (frutas e vegetais) ricos em água. Melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, são bons exemplos. É importante, também, ter muita atenção à hidratação de crianças e idosos.
Ao sair de casa, leve sempre uma garrafinha de água, evitando ficar longos períodos sem hidratação.
2. Invista em alimentos saudáveis
Outro cuidado importante é evitar alimentos muito salgados ou condimentados, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
3. Umidifique o ambiente
Espalhe panos (toalhas) úmidos ou mesmo baldes com água pelos ambientes da casa, especialmente nos quartos, durante a noite. Uma alternativa, mais eficiente, é utilizar um umidificador de ar.
4. Evite a exposição solar
No verão, ou nos dias quentes de inverno, evite se expor diretamente ao sol. Caso o faça, utilize um chapéu e mantenha a hidratação.
5. Não faça atividades físicas nos horários mais secos
A prática de exercícios físicos deve ser evitada entre 10h e 16h, especialmente se for ao ar livre, em centros urbanos, onde a concentração de poluentes no ar é naturalmente maior. Prefira o início da manhã ou fim da tarde.