O final de semana deve ser sem chuva em Anápolis. No entanto, de acordo com The Weather Channel, plataforma americana de meteorologia, a frente fria irá permanecer no município e as mínimas, durante o período noturno, podem chegar a 12°C.
Já durante o dia, para aqueles que gostam de aproveitar, a expectativa é de que o sol prevalece e a chances de precipitação é de apenas 1%. Porém, apesar do tempo aberto, não há suspeita de que as máximas ultrapassem os 28°C e, no caso de sábado, 27.
Entretanto, nem sempre frio significa umidade, o que agrava as condições de todo Centro Oeste. Os modelos de previsão sazonal da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOOA), agência ligada ao governo norte-americano e do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), que é considerado o mais confiável do mundo, confirmam que a seca de 2021, na Região Central do Brasil, deve ser bastante severa.
No caso de Anápolis, o fenômeno climático, causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, já vem sendo sentido. Nesse final de semana e ao longo dos próximos cinco dias, a umidade do ar deve ficar abaixo de 50% durante todos os dias. Sendo assim, todo cuidado é necessário.
Abaixo uma lista separada pelo Portal CONTEXTO com algumas dicas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para amenizar o tempo seco:
1. Mantenha a hidratação
Para evitar a desidratação, procure beber muita água, mesmo sem estar com sede. Além disso, na hora das refeições, escolha alimentos (frutas e vegetais) ricos em água. Melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, são bons exemplos. É importante, também, ter muita atenção à hidratação de crianças e idosos.
Ao sair de casa, leve sempre uma garrafinha de água, evitando ficar longos períodos sem hidratação.
2. Invista em alimentos saudáveis
Outro cuidado importante é evitar alimentos muito salgados ou condimentados, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
3. Umidifique o ambiente
Espalhe panos (toalhas) úmidos ou mesmo baldes com água pelos ambientes da casa, especialmente nos quartos, durante a noite. Uma alternativa, mais eficiente, é utilizar um umidificador de ar.
4. Evite a exposição solar
No verão, ou nos dias quentes de inverno, evite se expor diretamente ao sol. Caso o faça, utilize um chapéu e mantenha a hidratação.
5. Não faça atividades físicas nos horários mais secos
A prática de exercícios físicos deve ser evitada entre 10h e 16h, especialmente se for ao ar livre, em centros urbanos, onde a concentração de poluentes no ar é naturalmente maior. Prefira o início da manhã ou fim da tarde.