Fluxo sanguíneo inadequado danifica órgão e exige remoção
Médicos do NYU Langone Transplant Institute, nos Estados Unidos, anunciaram na quarta-feira (5/6) que precisaram remover o rim de porco transplantado em abril para uma paciente. Lisa Pisano, de 54 anos, foi a segunda pessoa no mundo a receber um transplante de rim de porco geneticamente modificado. Além disso, ela foi a primeira a passar pelo procedimento após a implantação de uma bomba cardíaca.
Remoção do Rim de Porco
Embora o rim não mostrasse sinais de rejeição, ele foi danificado por um fluxo sanguíneo inadequado. Esse problema, causado pela bomba cardíaca, exigiu sua remoção na semana passada. Lisa permanece no hospital em condição estável e voltou a fazer diálise renal após a remoção do rim de porco. Enquanto isso, a bomba cardíaca continua funcionando.
Os médicos estão otimistas quanto à recuperação de Lisa e acreditam que ela poderá receber alta em breve. “Lisa é uma pioneira e uma heroína no esforço para criar uma opção sustentável para pessoas que aguardam um transplante de órgão”, afirmou Robert Montgomery, diretor do instituto. Ele fez essa declaração em entrevista ao jornal The New York Times.