O terceiro mês do ano se encerra com chave de ouro para o anapolino Rondinelli Linhares que, juntamente com outros 80 artistas brasileiros de lugares como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia ocupa em Limeira (SP), as paredes da Oposta Espaço Inventivo.
Como celebração ao mês da Mulher, o espaço referido promove a primeira exposição do ano. Intitulada “O feminino na arte”, idealizada e produzida por Suu e Fernando Pimentel, a mostra é curada pelo PhD Andrés I. M. Hernández.
Andrés pensa a curadoria em consonância com a pluralidade complexa que abarca os conceitos de feminino. E com este amplo e plural grupo de artistas de múltiplas linguagens e discursos forja-se o conjunto em que está inserida a obra do artista Rondinelli Linhares.
Sobre ela, o artista aponta que o políptico “Faço Longas Cartas P’ra Ninguém”, sete desenhos executados em nanquim e marcador permanente sobre papel é o recorte de um conjunto maior de desenhos que foram apresentados em uma exposição homônima que apresentou em 2022 no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia.
“Nesta série de desenhos, trago para o universo visual do traço e das manchas a representação da figura humana envolvida em um cotidiano em que as cartas assumem conotações diversas.
Partindo de um trecho da música “Inverno”, da cantora e intérprete Adriana Calcanhotto, que diz “Faço longas cartas pra ninguém / E o inverno no Leblon é quase glacial…”, viajei e ainda viajo na possibilidade de trazer a humanidade feminina para as pinturas, desenhos, assemblagens e objetos diante dos dilemas amorosos tão marcados de desencontros em um tempo em que as cartas praticamente deixaram de existir e quando surgem é como sinal de documento e nostalgia”, conclui Linhares.

SERVIÇO
Evento: Exposição “O Feminino na Arte”.
Local: Oposta Espaço Inventivo
Abertura oficial: dia 29 de março de 2025, das 14 às 18:00 horas, com bate-papo com o curador.
Encerramento: dia 27 de abril de 2025, das 14 às 17:00 horas
Dias e horários de funcionamento: de segunda a sexta com horário
agendado; sábados das 14 às 17:00 horas e domingos das 14 às 16:00 horas.
Endereço: Rua Lopes Trovão, 337. Vila Camargo. Limeira, São Paulo – SP
Entrada Franca.
Público-alvo: pessoas envolvidas com ou interessadas pelas artes visuais
Leia também: Artista anapolino assina ilustrações do maior sino do mundo