“Então é Natal e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez. Então é Natal, a festa cristã, do velho e do novo, do amor como um todo. Então bom Natal e um ano novo também. Que seja feliz quem souber o que é o bem. Então é Natal, pro enfermo e pro são, pro rico e pro pobre, num só coração. (…) Que seja feliz quem souber o que é o bem. Então é Natal, o que a gente fez?” (John Lennon/Yoko Ono/Vs.Cláudio Rabello)
Esse é o trecho de uma conhecida música natalina que, via de regra, escutamos todos os anos durante o mês de dezembro. Talvez nunca tenhamos parado pra pensar no conteúdo dessa cantiga: a melodia nos embala, mas a letra nos leva à reflexão.
“Então é Natal, e o que você fez?”. Termina mais um ano e é tempo de um balanço pessoal. O que fizemos em mais esse período de 12 meses? Logo nos vem à mente os projetos concretizados, as questões pessoais resolvidas, os objetivos alcançados. Lembramo-nos, também, do que gostaríamos de ter feito, mas, por muitos motivos, tivemos que deixar para outra oportunidade, talvez para o próximo ano…
Prefeitura busca autorização de R$ 500 milhões para realização de obras
Entretanto a letra da música vai além do contexto individual e coloca a solidariedade como um aspecto diretamente relacionado à felicidade: “Que seja feliz quem souber o que é o bem.”. E o que é o bem? É olhar além de si mesmo e enxergar o próximo; é abrir seu coração para quem não faz parte do seu círculo familiar e de amizades; é estender a mão para ajudar e apoiar quem você não conhece, mas cujo sofrimento está ali, diante dos seus olhos.
Você fez o bem no ano que passou? Independentemente de sua resposta, ainda restam alguns dias para que você deixe aflorar sua generosidade e proporcione bons momentos a quem precisa de um pouco de carinho. Não são poucas as pessoas que carecem de atenção e cuidado e que, por diferentes circunstâncias, estão dissociadas da alegria do contexto natalino. Basta olhar ao seu redor e ver.
Se você exercitou ou não sua solidariedade no ano que passou, saiba que há muito que você ainda pode fazer. Você pode ser a resposta para a oração dos que estão trabalhando a fim de proporcionar um Natal realmente feliz àqueles que não têm a quem recorrer. Você pode fazer uma oferta especial e contribuir para que os internos dos núcleos de recuperação, as crianças da Escola Vida Júnior e os moradores do Lar dos Idosos comemorem com dignidade o nascimento de Jesus. E, além disso, sua contribuição ainda ajudará a Missão Vida a pagar o 13º salário da equipe de missionários e pastores que contam com essa gratificação anual para realizarem as comemorações com suas famílias.
É um gesto simples, mas repleto de amor ao próximo e altruísmo e que terá reflexo direto na vida de centenas de pessoas. E, com toda certeza, refletirá também na sua vida e na de sua família.