Além de fortalecer a imunidade, uma dieta pode eliminar prisão de ventre, insônia e ansiedade
Micheli Esberard
Amaury Esberard
As restrições de circulação, quebra da rotina de trabalho e falta de dinheiro, aliadas à perda de pessoas queridas por causa da pandemia tem causado um impacto à parte na saúde das pessoas. Para ajudar a superar esse momento difícil através da alimentação, a Simples Natural elaborou três dicas importantes que podem colocar em ordem, tanto a parte física, quanto a emocional do indivíduo.
1 – Coma Fibras
Não é novidade que uma correta alimentação é a chave para o bom funcionamento do organismo contribuindo para manutenção da saúde, sendo assim, o consumo diário de fibras configuram excelentes aliados em uma rotina de hábitos saudáveis, uma vez que estas têm sido associadas como fontes alimentares preventivas de doenças além da capacidade de promover uma melhor qualidade alimentar e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, mediante a sua contribuição para o bom funcionamento gastrointestinal como um todo.
O uso regular de fibras reduz o risco de doenças como a diverticulite e prisão de ventre, favorece o controle do diabetes e previne câncer colorretal, pois permite o bom funcionamento da flora intestinal, além disso é um aliado na perda de peso, pois os alimentos ricos em fibras exigem mais mastigação e tornam maior a sensação de saciedade após a refeição.
Um dos alimentos com alto teor de fibras é o Psyliium. Ele é um alimento funcional, capaz de dobrar de tamanho quando entra em contato com os líquidos. Devido a sua alta absorção de água, garante que este seja uma excelente opção para quem busca um alimento que auxilia na regulação intestinal, no emagrecimento e como aliado no tratamento de doenças do trato gastrointestinal, como a prisão de ventre.
2. Reduza a ansiendade
As pessoas que são acometidas por este problema costumam apresentar preocupações exageradas sobre os eventos da vida cotidiana, além de sensação constante de nervosismo, irritabilidade, tensão muscular, dores de cabeça, além de fadiga e sensação de cansaço frequentes, sendo um fator agravante para este mal a constante falta de tempo para hábitos simples e de grande valia para a manutenção da saúde, com ao ingestão correta de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, mediante a uma dieta adequada.
A mudança nos hábitos alimentares se faz uma grande aliada para tratamento da ansiedade, uma vez que a ingestão das quantidades adequadas de alimentos que contribuam para o aumento dos hormônios relacionados a sensação de bem estar. A seguir, vemos alimentos que podem ajudar a reduzir níveis de ansiedade:
Ômega 3: A baixa ou insuficiente ingestão de ômega 3 em estados de ansiedade, causam o aumento de quadros inflamatórios que são potencializados quando estamos sob situações estressantes, por isto a ingestão deste suplemento se faz tão eficaz no manejo da ansiedade, podendo ser encontrado não apenas nas capsulas de óleo de peixe, mas também nas oleaginosas como a semente de chia.
Camomila: Apresenta efeitos calmantes conhecidos por muitos, está possui propriedades calmantes que auxiliam na diminuição dos quadros ansiosos, isto porque a planta conta com substâncias que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir.
Chá verde: É uma boa pedida para o controle da ansiedade. Isso porque este é rico em aminoácidos que auxiliam no relaxamento, além de diminuir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.
Cúrcuma: A cúrcuma, possui aplicações mais vastas que a culinária. Agora ela vem sendo utilizada, de forma natural, no tratamento da ansiedade, isto porque a curcumina exerce efeito similar aos efeitos da fluoxetina, que é um medicamento muito usado para tratar este quadro.
3. Suplementos contra insônia
A insônia é um dos distúrbios do sono que aflige milhares de pessoas, de todas as idades, em todo o mundo. Os problemas do sono podem ter diversas origens e causas, sintomas e consequências que podem ocorrer em qualquer período da vida humana, sendo que certas condições especiais, mantém relação com determinados períodos etários. Vários estudos mostram que os diversos distúrbios do sono afetam a qualidade de vida das pessoas, sendo que em alguns casos é necessário o auxílio de medicamentos para combater a insônia e ter um sono regular e tranquilo.
É a melatonina que sinaliza ao corpo sobre quando é dia e quando é noite, sendo, portanto, responsável por regular o relógio biológico. Em outras palavras, a Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução ao sono. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada.
Entretanto, algumas pessoas não conseguem produzir a substância normalmente, na quantidade certa e passam a ter insônia. Nesses casos, o uso da melatonina em forma de suplemento é recomendado, sendo uma das principais vantagens sua semelhança com um hormônio produzido pelo corpo, motivo pelo qual, não causa efeito colateral desde que seja consumida de forma adequada.
Os suplementos de Melatonina também são úteis após a suspensão do uso de medicamentos sedativos, tais como as benzodiazepinas e para reduzir os efeitos colaterais que ocorrem quando a pessoa para de fumar. Algumas pessoas usam ainda a Melatonina para minimizar a doença de Alzheimer, a depressão, fadiga, fibromialgia, enxaquecas e outras formas de cefaleia, osteoporose, epilepsia, menopausa e como produto antienvelhecimento. A melatonina também é usada contra alguns efeitos colaterais do tratamento contra o câncer (quimioterapia), incluindo a perda de peso, dor neuropática e fraqueza, dentre outros. Outra utilidade da Melatonina é acalmar as pessoas antes da anestesia e durante cirurgias, sendo a aplicação de produtos que contêm melatonina na pele também útil na proteção contra as queimaduras solares.
Serviço:
Suplementos e alimentos citados nessa reportagem podem ser encontrados na loja Simples Natural.
Vocês publicaram erradamente que a prefeitura instalou 5 geladeiras solidárias na cidade. Verifiquem os fatos: a geladeira da Vila Formosa é do Centro Espírita Luz no Caminho e a da Avenida Goiás é do Centro Espírita Vicente de Paulo. Não houve e nem há bnenhum recurso ou participação da prefeitura nestes dois projetos. Pedimos que seja feita a retificação.