Alan Ramos enfrentou um tumor maligno e encontrou no esporte a chave para superação e transformação de vida
A vida de Alan Ramos, de 41 anos, morador de Anápolis, teve uma reviravolta surpreendente após enfrentar um câncer maligno no testículo. Antes da doença, ele levava uma vida sedentária, alimentação inadequada e uma rotina de muito trabalho.
Contudo, ao passar pelo tratamento, o esporte entrou em sua vida como uma forma de recuperação e transformação.
Alan não só venceu o câncer, mas também se destacou no Jiu-Jitsu, tornando-se vice-campeão em uma competição recente.
“O Jiu-Jitsu se tornou um estilo de vida para mim, que encontrei na prática dessa arte marcial uma forma de fortalecer meu corpo, minha mente e até minha alma”,
Explica o atleta.
A vida de Alan mudou drasticamente em 2016, quando começou a sentir dores na região dos rins e um cansaço extremo no final do dia. Após realizar exames médicos, recebeu a notícia devastadora de que estava enfrentando um câncer maligno no testículo, com metástase. Sem tempo para pensar, Alan foi submetido a uma cirurgia em caráter de urgência.
Os médicos estimaram que ele teria, no máximo, seis meses de vida. Logo em seguida, iniciou um intenso tratamento de quimioterapia no hospital do câncer de Anápolis. “Durante o tratamento, passei por momentos difíceis, mas com determinação e o apoio da minha família enfrentei os desafios impostos pelo câncer. E só com a presença de Deus e o suporte incansável da minha esposa, encontrei forças para seguir em frente”, relembra.
Descoberta do Jiu-Jitsu
Apesar das adversidades, os resultados dos exames de Alan eram sempre positivos e sua recuperação era motivo de esperança e inspiração para outros pacientes. Finalmente, depois de 28 sessões de quimioterapia, veio a vitória sobre o câncer. “Esse milagre fez com que eu buscasse uma mudança no meu estilo de vida”, explica. Então, o desejo de cuidar melhor de sua saúde e estar em forma o levou a procurar uma atividade física que o atraísse.
Fã de lutas e apaixonado pela forma como os lutadores de Jiu-Jitsu superavam seus oponentes, Alan decidiu se aventurar nesse esporte em 2017, sob a tutela do Professor Igor Túlio. O Jiu-Jitsu não se tornou apenas uma prática esportiva para Alan, mas sim uma filosofia de vida que lhe trouxe benefícios em diversas áreas.
Destaque
Embora Alan se considere apenas um praticante de Jiu-Jitsu, seu esforço e dedicação aos treinos o levaram a conquistar resultados expressivos. Na faixa branca, participou de um campeonato e alcançou a posição de vice-campeão.
Na faixa azul, a segunda graduação no Jiu-Jitsu, conquistou o título de campeão em outra competição no início de julho deste ano, durante o Winter Fall League BJJ PRO, da Federação Goiânia de Jiu Jitsu (FGJJ), no Ginásio Rio vermelho, em Goiânia.
Sua jornada no esporte foi marcada por muita determinação e aprendizado. Alan jamais imaginou que chegaria tão longe em tão pouco tempo.
A paixão pelo Jiu-Jitsu e a motivação de estar em constante evolução como pessoa o impulsionaram a continuar competindo e aperfeiçoando suas habilidades.
Com a mudança de academia após a saída de seu antigo professor, Alan agora treina com o Professor Junior Magal, um grande destaque nas competições nacionais e internacionais. Com o incentivo de seu novo mestre, Alan está se preparando para sua próxima disputa, prevista para o dia 12 de agosto, também em Goiânia.
“O Jiu-Jitsu se tornou muito mais do que uma prática esportiva. Enxergo o esporte como uma filosofia de vida que me ensinou valores como respeito, disciplina, autocontrole e superação. E é isso que levo para minha convivência com outros praticantes no tatame, o que me possibilitou apoiar e motivar outros lutadores”, completa ele.