VERSÃO FLIP
sábado, 26 de setembro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 26 de setembro, 2026
Contexto

Brasil prevê 17 mil casos de câncer no colo do útero até 2025

de Vander Lúcio Barbosa
17 de julho de 2023
em Saúde
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0

No ano de 2020, o câncer no colo do útero vitimou 6.627 mulheres no Brasil

O Ministério da Saúde estima que, entre 2023 e 2025, aproximadamente 17 mil mulheres serão diagnosticadas com essa doença, cuja principal causa é o papilomavírus humano (HPV).

A contaminação por esse vírus pode ocorrer facilmente durante a relação sexual, pois o simples contato com a pele infectada já é suficiente para transmiti-lo.

Nesse contexto, a Campanha Julho Verde-Escuro surge para chamar a atenção da sociedade para a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce dos cânceres ginecológicos, que afetam os órgãos do aparelho reprodutor feminino, como o colo do útero, o corpo do útero e os ovários.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a erradicação dos tumores malignos no colo do útero no Brasil é uma meta possível de ser alcançada no futuro, desde que a população siga as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prevenção

As diretrizes recomendam que mulheres entre 25 e 35 anos realizem exames preventivos regularmente, e aquelas diagnosticadas com alterações devem receber o tratamento adequado.

Além disso, meninas e meninos com idades entre 9 e 14 anos devem ser vacinados contra o HPV, preferencialmente antes do início da vida sexual.

Desde 2014, o governo brasileiro disponibiliza gratuitamente a vacina quadrivalente contra o HPV, que está disponível no Sistema Único de Saúde para meninas e meninos entre 9 e 14 anos.

Além disso, pessoas imunossuprimidas com até 45 anos também têm acesso à vacinação na rede pública de saúde.

No entanto, apesar da disponibilidade gratuita da vacina, muitos pais ainda relutam em levar seus filhos adolescentes para se imunizarem, devido a uma falsa crença de que isso poderia estimular uma iniciação sexual precoce.

O chefe do Departamento de Ginecologia Oncológica do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Gustavo Guitmann, destaca que a vacina contra o HPV é segura e eficaz.

Ele ressalta que essa vacina é tão importante quanto qualquer outra, e que os tabus e receios em torno dela precisam ser superados para proteger a saúde das adolescentes.

Conscientização

A psicóloga Andreia Medeiros, que trabalha com adolescentes, defende a importância de discutir abertamente o assunto e conscientizar os jovens sobre os benefícios da vacinação contra o HPV. Segundo ela, é um equívoco acreditar que não falar sobre o assunto prevenha a iniciação sexual precoce. Pelo contrário, ter consciência dos benefícios e riscos é uma forma de cuidado.

Sofia van Chaijk, estudante de 15 anos que tomou a vacina contra o HPV, agradece sua mãe por tê-la protegido dessa doença. Ela relata que conhece uma pessoa que faleceu de câncer no útero devido ao HPV e reconhece as consequências devastadoras dessa doença. Para Sofia, a vacinação é uma medida de prevenção essencial.

Rótulos: Câncercâncer no colo do úterocapamulheres

Mais Artigos

Obesidade triplica e atinge 27,7% dos adultos brasileiros em três décadas

de Anna Rhaissa
26 de setembro de 2026
0

Estudo da The Lancet aponta o Brasil como líder em crescimento do excesso de peso na América Latina Uma pesquisa...

SUS ofertará canetas emagrecedoras com receita e foco em comorbidades

de Jornal Contexto
26 de setembro de 2026
0

Ministério da Saúde define protocolo rígido para priorizar pacientes de risco e evitar uso estético Critérios e protocolos A incorporação...

Banco de Leite de Anápolis recolhe 60 litros e salva vidas; saiba como doar

de Jornal Contexto
24 de setembro de 2026
0

Doações mensais de leite humano garantem a nutrição de bebês prematuros e internados na cidade O Banco de Leite Humano...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Deputado Amilton Filho morre em grave acidente em Cristalina

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Velório de Amilton Filho será realizado no Ginásio Newton de Faria; veja o acesso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Avenida Fernando Costa: o coração econômico/financeiro da Vila Jaiara e região

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • “Não era só na política que caminhávamos lado a lado”, diz Márcio Corrêa, sobre Amilton

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mães adotivas passam a ter os mesmos direitos na licença-maternidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui