VERSÃO FLIP
segunda-feira, 28 de setembro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 28 de setembro, 2026
Contexto

Censo 2022 traz revelações sobre Anápolis que pouca gente conhece

de Claudius Brito
22 de novembro de 2024
em IBGE
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
2
Anápolis fundo da matinha

Anápolis fundo da matinha

Você conhece a sua cidade? Certamente você vai responder que sim. Mas, tem coisas que estão por trás daquilo que a gente vê no dia a dia e que nos ajudam a ter uma nova dimensão da cidade. São os seus números, as estatísticas produzidas justamente com o objetivo de fazer esse retrato.

Por exemplo: você sabia que em Anápolis tem favelas? Tem sim, conforme apontam os dados revelados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia, o IBGE. Segundo o balanço oficial, 7.477 pessoas residem em favelas no município, correspondendo a 1,9% da população censitária (398.869).

Só um parêntese, o mesmo IBGE divulgou recentemente uma estimativa da população de Anápolis para 2024, com total de 415. 847. Contudo, os dados do Censo 2022 são analisados dentro da população censitária.

Feito o esclarecimento, vai aí outra questão:  Você sabia que a cidade tem população indígena e quilombola? Sim, tem. São 750 indígenas e 60 quilombolas.

O IBGE divulgou outros dados do Censo 2022 para o município.  No recorte sobre a composição domiciliar, você pode não saber, mas o município tem 18,5% de seus domicílios com apenas 1 morador. Em 20,69% dos domicílios, tem-se casais sem filhos. E, em apenas 0,57% dos domicílios, tem-se cônjuges do mesmo sexo.

Características

Há um outro recorte nos dados do Censo 2022 sobre Anápolis, apresentando as características gerais dos domicílios.

A estatística revela que a população conectada à rede de esgoto era de 65,43%. Desde a tomada das informações, essa realidade já mudou e a informação da Saneago é que, atualmente, a cobertura está na casa de 84%, superando de longe a média nacional, que é de 55% e com previsão de superar até 2033 o Marco Legal de Saneamento, que é de 90%.

Na contagem oficial, tinha-se 90,01% de abastecidos com rede de água tratada. Neste caso, também, já houve avanço a a cidade alcançou a universalização, estando bem próxima de 100% de cobertura.

Os dados do Censo ainda mostram que 99,95% dos domicílios anapolinos têm banheiro de uso exclusivo. 98,98% dos domicílios têm acesso à coleta de lixo.

População

Em relação ao crescimento populacional, os dados dos censos mostram o quanto a cidade evoluiu, numericamente, desde a primeira contagem oficial, que se deu em 1970. Naquela época, a cidade tinha 105.029 habitantes.

No Censo de 1980, o crescimento não foi muito expressivo, mas a população passou para 108.378. Crescimento de 2,84% e um incremento de 2.983 habitantes.

Já no Censo de 1991, a população deu um salto enorme, passando para 239.378 habitantes, com crescimento de 121,62% frente ao levantamento oficial anterior e um incremento populacional de 131.366 habitantes.

Leia ainda: Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 cai como uma bomba no país

No Censo de 2000, o IBGE registrou na contagem oficial 288.085 habitantes, com crescimento em relação à contagem anterior de 20,35%, representando, numericamente, 48.707 habitantes a mais.

No Censo de 2010, a contagem passou a barreira dos 300 mil habitantes. Mais precisamente: 334.613, com incremento de 16,15% frente ao Censo de 2010 e um aumento de 46.528 habitantes.

Agora, no Censo de 2022, Anápolis registrou 398.869 habitantes. Um crescimento de 19,20% em relação ao Censo de 2010 e um incremento populacional de 64.256 habitantes.

De 1970 a 2022, a população do município saiu de 105.029 habitantes para 398.869 habitantes. O crescimento nessa base comparativa foi de 279,77%. Nominalmente, 293.840 habitantes a mais.

E, para fechar, esses dados todo mundo já sabe: elas são maioria na população (205.501- 51,52%) enquanto os homens somam 193.368 (48,48%).

Agora, certamente, você já sabe um pouco mais sobre quantos somos, como somos e vivemos. (Com informações do Observatório M1 Anápolis e IBGE)

Rótulos: capa

Mais Artigos

Pesquisa revela dados sobre pessoas com deficiência no Brasil

de Claudius Brito
21 de setembro de 2026
0

De acordo com o estudo Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil, realizado pelo IBGE, Goiás tinha 481,3...

Confira os principais destaques da pesquisa nacional sobre população “platafomizada”

de Claudius Brito
8 de setembro de 2026
0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou o resultado de um amplo levantamento sobre as pessoas que trabalham utilizando...

Um em cada cinco domicílios com internet em Goiás usa dispositivos inteligentes

de Claudius Brito
7 de julho de 2026
0

Desde 2022, a Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar- PNAD Contínua- tem investigado a presença de dispositivos inteligentes em domicílios brasileiros,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • Deputado Amilton Filho morre em grave acidente em Cristalina

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Avenida Fernando Costa: o coração econômico/financeiro da Vila Jaiara e região

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa diz que grupo avaliará cenário com morte de Amilton

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Velório de Amilton Filho será realizado no Ginásio Newton de Faria; veja o acesso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • STF unifica licença-maternidade e adotante em 180 dias

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Carregando comentários...