Na tarde desta segunda-feira (17/2), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás- Alego- abriu de forma oficial as atividades do terceiro ano da 20ª legislatura. O evento teve a presença de várias autoridades e foi conduzida pelo presidente Bruno Peixoto (UB).
Os poderes Executivo e Judiciário, como já é tradicional na casa, estiveram representados pelo governador em exercício Daniel Viela (MDB) e pelo desembargador Leandro Crispim, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
Ainda estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Goiânia, Câmara Federal, entre outras.
O presidente do Legislativo, Bruno Peixoto, destacou no seu discurso que no ano passado, foram analisados mais de 2,6 mil atos, entre projetos dos deputados, do Executivo, de outros órgãos e poderes, além de requerimentos, vetos, ente outros.
Numa prestação de contas, o presidente destacou ainda que a economia promovida pela Mesa e por todos os deputados resultou num caixa de cerca de R$ 400 milhões em recursos que, segundo ele, retornarão aos 246 municípios de Goiás e aos 7 milhões de goianos.
Bruno Peixoto também anunciou que a Alego terá concurso público esse ano e no ano que vem e a expectativa é chegar a cerca de 80% de servidores efetivos na casa. E fez a entrega do primeiro projeto, que versa sobre a data-base de servidores e aposentados do Legislativo.
Na sequência, o governador em exercício Daniel Vilela fez a leitura da Mensagem Governamental. Ele ressaltou a importância do apoio “responsável dos deputados e deputadas” e que quem colhe os frutos desse trabalho é a sociedade.
No discurso, Vilela elencou avanços do atual governo em várias áreas como saúde, educação, segurança, social, além da oferta de serviços digitais.
Ele assinalou que por conta dos bons resultados, Goiás poderá ter alguém pleiteando a Presidência da República.
O governador em exercício anunciou que este ano está sendo preparado um pacote com 44 grandes obras de infraestrutura. Algumas, disse ele, já em andamento.
Citou que em breve será entregue um dos maiores centros públicos para o tratamento de câncer, o Cora.
“Tudo isso conta com o papel decisivo dessa Casa de Leis”, afirmou, lembrando que sua passagem na Alego foi de grande aprendizado.
No discurso, ressaltou também que se faz necessário governador com todos os poderes, de forma harmônica.
Após o encerramento, foi realizada a primeira sessão ordinária para o andamento da pauta.
Leia também: Recorrente: CONSEDAIA cobra manutenção urgente nas vias do Distrito Industrial

