Referência na cardiologia, a médica Ludhmila Hajjar foi uma das homenageadas pela Forbes Brasil. Na edição de número 94, a revista elencou 20 mulheres de destaque nas áreas em que atuam, contando com o nome da anapolina no meio. A lista também teve a presença de outra goiana, a advogada Vercilene Dias.
Leia mais: Brutalidade sem fim
Além de ser coordenadora da cardiologia do Instituto de Câncer do Estado de SP, Ludhmila Hajjar também é professora da Universidade de São Paulo (USP), principal da América Latina. A médica ganhou repercussão nacional após recusar convite para integrar Ministério da Saúde, em 2021. Ela chamou a atenção também pela atuação ao chefiar uma UTI destinada ao tratamento de Covid-19 no Hospital das Clínicas da USP.
“É gratificante ser reconhecida pelo meu trabalho e sentir que contribuo para o setor da saúde no meu país”, afirmou a médica em postagem nas redes sociais.
Presença goiana
Nascida em comunidade Kalunga, em Cavalcante, Vercilene Dias também compõe lista da Forbes. Formada na Universidade Federal de Goiás (UFG), ela se tornou a primeira quilombola a ter título de mestre em Direito no Brasil. Atualmente chefia o departamento jurídico da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).