Impulsionada pela variante ômicron, a covid voltou a ser a principal causa de morte no Brasil em janeiro deste ano, com 9.923 óbitos. Desde setembro a doença não liderava no quesito, ficando até na 11ª posição em dezembro. As informações são do Poder360, que compara com a média de mortalidade de outras causas no mesmo mês, de 2016 a 2020, no Brasil.
As doenças isquêmicas do coração, cerebrovasculares (como o AVC) e outras doenças circulatórias, aparecem atrás da covid-19 no relatório. Nos últimos cinco anos, elas foram as principais causas de morte durante janeiro. A ômicron, de alta taxa de transmissão, e com uma parcela considerável sem a imunização, foram catalisadores para esse reaumento.
STF Proíbe Governo De Receber Denuncias Sobre Discriminação Contra Vacina
Em março de 2021, quando o país passava pela pior fase da pandemia, as mortes por covid dispararam e se descolaram das outras causas. No 3º mês do ano, a covid matou mais de 80.000 pessoas, 8 vezes o que mataram as isquemias do coração (como infarto), tipicamente as maiores causa de morte nos últimos anos.