A recriação da secretaria municipal de Cultura no organograma da Prefeitura de Anápolis foi medida acertada da Administração Municipal, não apenas no sentido de valorizar esse setor, mas garantir que a população tenha, por parte do poder público local, o acesso aos conhecimentos, valores e manifestações artistas que estão agregadas a essa atividade.
Muita gente questiona, ainda, sobre a importância de se investir na cultura. A resposta para isso é múltipla. Primeiro, a cultura é o elo de ligação da sociedade com a sua história e seus princípios. No caso de Anápolis, esses valores e princípios têm forte ligação com a religiosidade e é importante que isso seja preservado e fomentado.
Segunda resposta: a cultura representa diversão e lazer. Duas coisas que a sociedade precisa, sobretudo, atualmente, por conta das atribulações do dia a dia. Ter um pouco de alegria no coração não faz mal a ninguém, seja por meio de uma apresentação musical, um cinema, uma exposição de arte ou mesmo o acesso a uma boa leitura, que nos liberte um pouco, inclusive, das redes sociais, dos ambientes digitais. Uma espécie mesmo de fuga, mas para o bem. Como se diz: mente sã, corpo são.
A terceira resposta, para resumir, é que além de todos os benefícios que a cultura nos proporciona, esse segmento é uma cadeia produtiva que gera muito emprego e renda para as pessoas.
Há muita gente vivendo de arte e no entorno da arte, da cultura e do lazer. De forma que organizar o setor e impulsioná-lo, é uma forma também de girar a economia do município.
Anápolis já avançou muito e pode avançar muito mais neste setor, tornando-o cada vez mais profissional. São muitos desafios, mas é bom pensar assim, ou seja, a cultura não é despesa, é investimento público com relevante retorno social e econômico.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.