VERSÃO FLIP
sexta-feira, 16 de outubro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 16 de outubro, 2026
Contexto

Eleitor troca retrovisor por para-brisa

de Vander Lúcio Barbosa
16 de outubro de 2026
em Artigo
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Nas eleições presidenciais, algo começou a mudar no comportamento do brasileiro. O eleitor ensaia trocar o retrovisor pelo para-brisa.

Por Vander Lúcio Barbosa

Durante décadas, a política foi concurso de currículos. Quem tinha mais obras e mais tempo de partido levava vantagem. O passado era garantia de futuro. Essa lógica se esgota.

O Datafolha que mostra que 43% acham que a vida ficará igual se Lula for reeleito revela cansaço. É descrença na repetição. A própria promessa da picanha e da cerveja, dele, rejeitada por 67% segundo o Paraná Pesquisas, mostra que slogan vazio já não cola.

Do outro lado, o cenário é igual. Promessas de ruptura fácil, de solução rápida no grito e no chavão, também não encontram eco. O eleitor desconfia de quem promete tudo sem dizer como.

Pesquisas da USP mostram que renda e escolaridade já não explicam o voto. Decide hoje expectativa de desempenho. O eleitor racional não olha para trás, olha para frente e pergunta: o que vai fazer por mim amanhã?

Por isso a abstenção recorde de 21% em 2026. Não é apatia, é exigência. Não quer saber só quem fulano foi, quer do seu projeto. Não quer chavão, quer plano com data e números.

A FGV aponta que só 14% acreditam na honestidade das eleições e 82% não confiam no governo. Esse mal-estar, que cresce desde 2010, criou um eleitor mais fiscalizador e maduro.

Provavelmente nestas eleições, nem tanto. Ainda podemos experimentar o voto no contra, e não no candidato, em razão da polarização. Mas, para as próximas, é certo que quem insistir em mostrar apenas o álbum de fotos do passado vai perder para quem apresentar o mapa do futuro.

O Brasil cansou de quem dirige olhando pelo retrovisor, contando vantagem do que já fez ou repetindo slogans que não se cumpriram. O eleitor quer aquele que tenha coragem de olhar pelo para-brisa e dizer com clareza para onde vai nos levar.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápoliscapadestaqueeleitorgoiáspara-brisaPortal ContextoVander Lúcio Barbosa

Mais Artigos

O preço injusto da Justiça em Goiás

de Vander Lúcio Barbosa
16 de outubro de 2026
0

Dizem que a Justiça é cega. Em Goiás, ela não é cega. Ela cobra. E cobra caro. Muito caro.Vander Lúcio...

Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
16 de outubro de 2026
0

Jogadores afirmam que fim das Bets é a “única solução” Uma reportagem publicada pelo jornal O Popular, na edição de...

A política e o ódio – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
16 de outubro de 2026
0

Nunca, em tempo algum, a política e o ódio andaram tão juntos no Brasil como no atual contexto. Temos perdido...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas do momento

  • O preço injusto da Justiça em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Advogada esclarece situação de brasileiras que “fizeram o L” na Polônia; veja o pronunciamento

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Sesc e Senac encerram nesta quinta (15) inscrições para jovem aprendiz e instrutores em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Polo Industrial de Manaus acende alerta para Goiás, Anápolis e o DAIA

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fotógrafo flagra raios vermelhos raros no céu da França; veja o momento

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui