Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

Atual Rua Manoel D´Abadia, vemos do lado direito a atual Praça James Fanstone. A rua ganhou essa denominação de Manoel D´Abadia em 1º de dezembro de 1950 em homenagem ao ex-prefeito, ex-juiz, ex-vereador e fazendeiro que muito contribuiu para o progresso da cidade. Do lado esquerdo, vemos o edifício Dona Dayse, construído a partir de 1936 para servir como sede da Escola de Enfermagem Florence Nightingale pelo Dr. James Fanstone. Este edifício foi o primeiro do estado com 5 andares, o mais alto e também o primeiro a contar com elevador. A imagem é do Francisco Garcez e faz parte do acervo do MHABC.

A imagem, riquíssima, mostra o antigo Estádio Manoel Demóstenes do lado direito, as atuais Av. Tiradentes e Rua Leopoldo de Bulhões no centro, a ferrovia e a praça Oeste no lado esquerdo. Pouco acima da imagem, caracterizado como um ponto branco, está o edifício do Goiazbanc (construído a partir de 1947) e que hoje abriga o Hotel Itamaraty. Tal prédio tomou o lugar de mais alto da cidade do Edifício Dona Dayse. Na parte superior, no alto, vemos o nascente bairro Jundiaí com a atual Av. São Francisco traçada no terreno, sem quase nenhuma casa no entorno. A foto é de autoria desconhecida e faz parte do acervo do MHABC.