Resquícios e fragmentos da história de Anápolis, pelas mãos do fotógrafo e historiador Claudiomir Gonçalves (@anapolisnarede)

A Vila Jayara foi lançada em 16 de junho de 1946 pelo engenheiro agrônomo Luiz Caiado de Godoy que anuncia no jornal O Anápolis daquele dia que “Um bairro novo e diferente que está surgindo no alto da Reboleira, 1.100 metros de altitude, panorama deslumbrante, ótima aguada, junto ao km 4 da rodovia para a Colônia Agrícola”. O nome do bairro é uma homenagem aos filhos do empreendedor, Jairo e Yara. A foto é do acervo da Yara Godoy e o autor da foto é desconhecido.

A Praça Oeste surgiu no início da década de 1940, quando o prefeito Manuel Demóstenes iniciou as obras de uma rodovia para ligar Anápolis à atual cidade de Ceres, antiga Colônia Agrícola, cujo ponto de partida, o km 0, era a ferrovia que se vê na imagem. Em 1944, a praça recebeu o nome de Praça Antônio Xavier Nunes, mas o costume popular nunca deixou de se referir à icônica praça pelo nome original. A foto é do acervo do Museu Histórico e o autor não é conhecido.

A Av. Xavier de Almeida surgiu no fim do século XIX com o nome de Av. Padre Cunha, porém, já em 1903 teve seu nome alterado para Av. Dr. Xavier de Almeida, em homenagem ao então presidente (governador) da província de Goiás. Já a Rua Leopoldo de Bulhões surgiu no início da década de 1940 ligando a efervescente região próxima à estação ferroviária à grande região povoada já há alguns anos chamada altos da estação. A foto é de autor desconhecido e faz parte do acervo do MHABC.