Anápolis se despediu, na tarde da última quarta-feira, 19, de um dos mais importantes vultos de sua história contemporânea
Morreu aos 105 anos (nascido em 05 de novembro de 1.918) o empresário Jordelírio Moreira Alves, o “Seu Lírio” figura por demais conhecida e admirada nas mais diferentes classes sociais do município. Patriarca de uma família de empreendedores, “Seu Lírio” foi, entretanto, o exemplo para os filhos que se destacam no mundo dos negócios, da política classista e da beneficência.
Aos sete anos de idade, Jordelírio Moreira Alves saiu de casa com os pais, em uma incrível aventura. Enfrentou uma longa jornada entre o pequeno Arraial de São Sebastião da Boa Noite, no interior da Bahia, até à cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, onde ficou por algum tempo. Trabalhou como garimpeiro e chegou a encontrar algumas pequenas pedras de diamante.
Depois, a família Moreira Alves veio do Mato Grosso direto para Anápolis num grupo de nove pessoas. A viagem durou um mês e meio, no lombo de cavalos, isto em 1948. Com a recente chegada da Estrada de Ferro (1935) o comércio fervilhava em Anápolis e, logo, Jordelírio foi atraído para o mundo dos negócios.
Fundou a Casa Lírios, comércio de secos e molhados, que funcionou na Avenida Goiás, onde hoje é o Posto Santo Antônio. A poucos metros dali, funcionava o comércio da mãe de sua esposa, Leontina de Lima Alves. Do casamento entre eles, nasceram cinco filhos: Deocleciano (falecido precocemente em um acidente náutico); Paulo Sérgio; Aylton, Jairo e Désia, todos empresários.
“Seu Lírio”, ainda atuou como construtor, tendo participado das edificações da Igreja Bom Jesus; Colégio Auxílium; Casa de Saúde Nossa Senhora de Lourdes e outros edifícios da época.
Foi, sempre, amigo de importantes políticos, mas, nunca se interessou em disputar qualquer cargo eletivo. Outro fato curioso de sua vida empresarial foi a instalação de uma frutaria. Ele, à época, era dono de uma chácara nos arredores de Anápolis (de onde trazia os produtos para a comercialização) que, mais tarde, deu lugar ao Clube “Lírios do Campo”, que marcou época pelos conceitos modernos que tinha na parte de lazer e entretenimento social.
Por tudo o que realizou em Anápolis, Jordelírio Moreira Alves, em julho de 2005, foi agraciado com a Comenda “Gomes de Souza Ramos”, tida como a mais alta honraria concedida pelo Município, e, no ano de 2008, a Câmara Municipal lhe outorgou o título de Cidadão Anapolino.
Ao seu velório, na Câmara Municipal de Anápolis, compareceram milhares de pessoas, entre autoridades, empresários, políticos, amigos, familiares e pessoas comuns do povo que foram prestar-lhe uma última homenagem. O sepultamento aconteceu na tarde da quarta-feira, dia 19.