Alexandre de Moraes, relator das ações no STF relacionadas aos atos golpistas, acatou os argumentos da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral da República (PGR), absolvendo Jeferson França da Costa Figueiredo. A decisão se baseou na ausência de provas conclusivas sobre a intenção de Jeferson em promover um golpe de Estado.
O Ministério Público também destacou a falta de comprovação da autoria delitiva, sustentando dúvida razoável sobre o elemento de dolo necessário para configurar o crime. O processo detalha que Jeferson, em situação de rua, chegou ao acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em busca de comida e foi capturado após os eventos de violência.
Contexto e detenção
Segundo os registros, Jeferson buscou ajuda no acampamento antes da invasão aos Três Poderes em Brasília. Impedido de sair e detido em 9 de janeiro, ele obteve liberdade provisória, mas foi novamente preso em novembro de 2023 por não comparecer à audiência.
Mantido na Penitenciária de Andradina, ele passou mais de um ano detido. Jeferson vive como andarilho, com atendimento registrado no Centro Pop de Ponta Grossa, Paraná. Realiza pequenos serviços e pernoita em albergues e postos de combustíveis.
Estatísticas dos processos
Esta é a quinta absolvição de um réu relacionado aos atos golpistas. O STF relata 1.552 ações penais, com 371 condenações e 527 acordos de não persecução penal. Existem 78 presos provisórios, 70 condenados em prisão definitiva e sete em regime domiciliar.
Memória e cerimônia
Na próxima quarta-feira, 8 de janeiro, completa-se dois anos desde a tentativa de golpe. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderará um evento de memória no Palácio do Planalto. A cerimônia incluirá a reincorporação de 21 obras de arte vandalizadas durante os tumultos, uma sessão pública com autoridades e um movimento de participação popular na Praça dos Três Poderes, denominado Abraço da Democracia. ( Por Vander Lúcio Barbosa – @vanderlucio.jornalista)
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Ministério Público contesta absolvição de PMs em triplo homicídio em Anápolis