A Operação Carnaval é parte integrante da Operação RODOVIDA que visa concentrar esforços interinstitucionais para reduzir a violência do trânsito, materializada através dos acidentes de trânsito.
Esses esforços de fiscalização são direcionados principalmente para coibir infrações relacionadas a ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículos.
Condutas essas que, historicamente, provocam índices elevados de letalidade.
Nestes três primeiros dias, 25, 26 e 27 de fevereiro, da Operação Carnaval já foram realizados 162 testes de etilômetro, um aumento de 138% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, 22 pessoas foram autuadas e sete já foram presas por embriaguez ao volante.
Acidentes
Até o momento, foram contabilizados 10 acidentes de trânsito, uma redução de 10% em relação ao mesmo período do ano de 2021.
Motorista embriagado é preso por fazer sexo dirigindo em Anápolis
A PRF também vem contando com equipes voltadas para ações de “Educação para o Trânsito”, que são ações destinadas a proporcionar oportunidades de reflexão visando mudanças comportamentais para humanização do trânsito.
Mais de 1065 usuários das rodovias já participaram destas ações de educação para o trânsito até o momento.
A Operação Carnaval segue até as 23h59 deste quarta-feira (02). (Com informações da assessoria da PRF)