Em entrevista exclusiva ao CONTEXTO, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto, revela que dará apoio aos seus colegas de parlamento que foram disputar as eleições de Prefeito, nos municípios goianos. O que inclui Anápolis. A cidade possui quatro representantes na Alego, mas somente um deles até o momento está posicionado como pré-candidato, o também deputado Antônio Gomide (PT). Ainda na entrevista, ele fez um balanço de sua gestão no Legislativo Estadual.
Vander Lúcio Barbosa
Claudius Brito
– Presidente, vamos começar fazendo uma avaliação da sua gestão à frente da Mesa Diretora da Assembleia nos últimos doze meses? Quais são os principais destaques e desafios enfrentados durante esse período?
BRUNO PEIXOTO – Quando assumimos a Assembleia, o primeiro trabalho nosso foi reduzir os custos da gestão. Em relação ao custeio e manutenção, deparamos com quase trezentos mil reais por mês com locação de veículos. Acabamos com a locação de veículos e adquirimos frota própria, com garantia, que em um período de cinco anos irá gerar uma economia para a casa superior a cinco milhões de reais. Também cortamos a locação das máquinas de café, que custavam aproximadamente 40 mil reais por mês. Reduzimos o número de aquisição de papéis, colocando em funcionamento a Alego Digital. Diminuímos o custo com energia e água ao implantar a energia fotovoltaica. Licitamos, e já está em implantação, a segunda etapa da energia fotovoltaica, o que resultará em uma redução na conta de energia de até 80%. Implantamos a Assembleia Legislativa e adquirimos o selo verde, colocando bebedouros e fornecendo xícaras e canecas para os servidores, reduzindo assim o consumo de copos descartáveis de plástico. Inclusive, os poucos que adquirimos são recicláveis. Foi trabalhando com muita economia que conseguimos ter em caixa mais de 200 milhões de reais.
– Além desses, que outros avanços o senhor pode também citar nesse balanço?
BRUNO PEIXOTO – Hoje, nós conquistamos o selo Diamante de transparência, tornando a Assembleia Legislativa a mais transparente do país. Além disso, conseguimos implantar o aplicativo Deputados Aqui, que já conta com mais de 50.000 downloads. Através deste aplicativo, a população pode acompanhar os projetos e requerimentos dos deputados, comunicar-se diretamente com eles e apresentar ideias para novos projetos de lei ou requerimentos. Já são mais de 150 projetos em tramitação oriundos do app Deputados Aqui. A TV Alego está em ampliação, contando agora com 12 horas de programação, além da parceria estabelecida com a TV Brasil Central. Estamos implementando o compliance em diversas áreas, visando alcançar 100% de conformidade. Já concluímos essa etapa nos departamentos de compras e financeiro, e agora estamos na segunda fase, implantando no departamento de saúde e comunicação. Nossa atuação é pautada pela responsabilidade, seriedade, transparência e economicidade.

– O senhor acredita que as ações que o senhor citou trazem um diferencial para o trabalho dos parlamentares e esses resultados são, de fato, os que a sociedade espera?
BRUNO PEIXOTO – Nós ampliamos significativamente as estruturas dos gabinetes parlamentares, visando aprimorar a prestação de serviços à sociedade. Hoje, diversos institutos de pesquisa avaliaram nossa legislatura e obtivemos uma aprovação de 65%, o que é motivo de grande satisfação, demonstrando que a população reconhece e valoriza as ações da Assembleia Legislativa por meio de seus deputados e deputadas. Segundo a Polícia Legislativa, aproximadamente 3.000 pessoas visitam a Assembleia diariamente, participando de diversas atividades, como audiências públicas, seções solenes, comissões temáticas, frentes parlamentares e cursos oferecidos pela nossa Escola do Legislativo. Esses cursos, destinados não apenas aos servidores da casa, mas também à população em geral, têm como objetivo proporcionar aperfeiçoamento e qualificação profissional.
– E qual é o reflexo disso tudo, também analisando do ponto de vista político?
BRUNO PEIXOTO – Digo isso e dou exemplo: nós temos vários deputados e deputadas estaduais que vão disputar as eleições, a exemplo Antônio Gomide, na cidade de Anápolis. Talvez deputado Amilton Filho também possa candidatar-se na cidade de Anápolis. De igual modo, o deputado coronel Adailton. Na cidade de Itumbiara, nós temos o deputado Gugu Nader. Na cidade de Goianésia temos o deputado Renato de Castro. Em Quirinópolis, o deputado Paulo César Martins. Em Mineiros, temos a deputada Rosângela. Nós temos na cidade de Inhumas, possivelmente, o deputado Lucas Kalil.
Enquanto candidato a presidente da casa, recebi independentemente de partido político, contando com meu voto, 41 votos para a eleição. E 41 votos para a reeleição. Então é muito natural que, também, enquanto presidente, eu dê apoio aos deputados e deputadas estaduais em seus municípios.
– Qual é a relevância do apoio do presidente de Assembleia Legislativa, um dos poderes constituídos mais influentes na sociedade, para um candidato a prefeito de Anápolis?
BRUNO PEIXOTO – Nós temos aqui um exemplo: em sintonia com o governador Ronaldo Caiado, nós fizemos isso na cidade de Anápolis, a pedido do deputado Antônio Gomide, deputado coronel da Adailton, deputado Amilton Filho e a deputada Vivian Naves, com a minha participação de uma maneira ativa, uma ação que veio de uma economia na Assembleia. Fizemos a devolução de duodécimo de 2 milhões e oitocentos mil reais, valor que foi transferido via município para a Santa Casa. Foi efetuado um processo licitatório para aquisição de um equipamento moderníssimo para diagnóstico de câncer e outros exames. Então, são várias as ações que nós temos feito e é de uma maneira positiva. Então, tenho certeza de que o nosso apoio vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da nossa gente, do estado de Goiás. Os deputados e deputadas têm trazido as demandas para a presidência e nós atuamos sintonia com esses deputados. Isso tem resultado positivo através não só com a devolução de duodécimos, mas através de projetos, de leis, requerimentos e de emendas impositivas.
– Reconhecemos a importância desse apoio. No entanto, considerando também o valor do contato direto durante uma campanha, como planeja conciliar sua agenda para estar presente nos municípios, como Anápolis, a fim de oferecer esse apoio pessoalmente?
BRUNO PEIXOTO – Sem sombra de dúvidas. Vou visitar todas as cidades que tenham deputados e deputadas estaduais candidatos. Eu fiz esse compromisso. Se nós tivermos duas candidaturas de deputados estaduais em Anápolis, ambos vão contar com o apoio do presidente. Quero estar com eles, ajudar nas demandas. Estamos aqui à disposição para atender toda a população, para atender nossa gente, como eu disse, independentemente da questão partidária. Enquanto candidato a presidente, tive os votos dos 40 deputados mais o meu 41 e o mesmo, como eu disse, na reeleição. Então, tenho uma obrigação com esses deputados e deputadas e é evidente, da mesma maneira, eles votaram em mim e em hora nenhuma me perguntaram em que partido. Eu também não tenho o direito de e poder retribuir aqueles que ora nos apoiaram e acreditaram no nosso trabalho e, inclusive, hoje nos ajudam a administrar a Assembleia.
– Dentro dessa linha que o senhor expôs, é uma maneira nova de fazer política?
BRUTO PEIXOTO – Eu tenho facilidade de diálogo, muita facilidade. Eu penso prepositivamente. Eu penso em construir cidades melhores para se viver. E, consequentemente, o estado. Então, nós temos que trabalhar nesse sentido. Eu não deixo me pautar por posições, eu me pauto pelo trabalho, pelo serviço, por cuidar das pessoas, independentemente de questão partidária.
– E o projeto político do Bruno Peixoto, já tem alguma coisa em mente?
BRUNO PEIXOTO – Sim, vamos disputar eleição de deputado federal. Esse é o nosso projeto.